Segunda, 10 de dezembro de 2018, 07:50h


Publicidade

Tordilho
Sicredi

Este conteúdo precisa do Adobe Flash Player instalado.

Get Adobe Flash player


Newsletter

Jornal Tradição

Ano XVIII - Número 637 dezembro - 2018

Fechar X

Ano XVIII - Número 637

dezembro - 2018


Galerias

Publicidade

Especiais

Jornal Tradição

Caderno Agronegcio - Edio IV 2018/11

Receitas

Pssego Trufado

Assine


Home Colunistas

Buenas...

2014-03-31 um fato de fato

Quem se afasta dos amigos perde o calor da vida. Você pode preparar um mate a preceito, mas sozinho toma três ou quatro e ele fica de lado, não é mais que água quente, sopa de pauzinho, mas se tiver companheiro prá “destrinchar” uma conversa, a coisa muda de tom.

Um fato II

Madrugadas gavionas. Noites de “breu puro”, luz? Um liquinho às vezes com a camisa meio queimada, mas nós ali firme como “beliscão de ganso”, metendo uma “querosena” ajeitada, acompanhada de um arroz de carreteiro com charque dos Wegge (dona Celinha), na espera do pai sol.

Um fato III X Nascente

Nascente da Canção, depois da barranca lá de São Borja, foi o maior criatório de música nativista do Rio Grande, feitas no “peito”, sem apoio quase nenhum e nunca faltou boia e um churrasco de saideira. A então gurizada se reunia e tava pronto o “furdunço”. Músicos de primeira linha sobravam.

E agora? A política foi engolindo um a um. A vontade do “reizinho” prevaleceu e as ideias se apagaram, as pessoas, as amizades ficaram desconfiadas e se afastaram. Tornaram-se ariscas, com medo de falar. Os churrascos de 15, 20 pessoas tornaram-se “assadinhos” de meia dúzia, tão sem fundamento que a fumaça mal sai na ponta do cano. Que pena!

Pedro Osório X comício X vaca

Naqueles bons tempos em que os representantes do povo (políticos) pagavam boia, trago, passagem e mais algum por fora, aconteceu um comício lá na cidade citada. Um cabo eleitoral liberou o “boteco” e o eleitorado foi em peso.

Armaram o palanque debaixo de uma árvore frondosa, afinal, sol é prá veranista. Após as falácias dos “puxa-sacos”, chegou a vez do candidato majoritário, e ele não se fez de rogado. Após muitas promessas, ele mandou bala: “Se eu for eleito, trago uma vaca prá nós comer aqui, debaixo desta figueira”. Nunca falta e não seria desta vez, um “guampa torta” com as “ideias engarrafadas” berrou lá do fundo: “E eu agarro”. Terminou o comício na hora.

Pedro Osório X povo

É uma cidade simpática, tem um camping lindaço, bem estruturado, e, quando alguma enchente mal intencionada causa estragos, eles vão lá e recompõem. Isso prova a tenacidade, a garra, o amor deles pela terra onde moram. Tem bons restaurantes, é um lugar bueníssimo prá se visitar. Obs: o atrativo maior é, sem dúvida, a educação e o carisma dos habitantes. Alô Gilson, Cabeça e Cia.

Canguçu X Cavalo do Paraguai

Não foi nada do que se falou. O salário dos funcionários do hospital foi pago. Tudo não passou de um contratempo. Ficou o susto. Eu disse que o parelheiro é forte. Aguardemos, pois!

Arroio do Padre sim senhor

E a Federeca? Que parto difícil. Parece “filho de burro”. A política causa danos terríveis quando é mal direcionada, prejudica populações inteiras, atrasa o progresso, é um desastre. Agora que as eleições estão na boca da furna, as promessas voltam à tona, e pasmem: faltam mais ou menos 3 km prá finalizar a bandita estrada. Meu amigo Egom Kems, comerciante local, gente flor de especial, não vê a hora de o milagre acontecer. Quem sabe um trabalho bem puxado na “arruda” não ajude?

Gula Refeições Caseiras

Trabalhamos com cardápio variado e A La Minuta. Horário de atendimento: diariamente até às 14h (incluindo domingos e feriados). Pedidos até às 10h30. Contatos: (53) 91212315 (Claro), (53) 84321866 (Oi) e (53) 81192203 (Tim). Facebook: www.facebook.com/gulaboa

Comentários (0)





Fechar  X

um fato de fato




Enviado com sucesso!

Em breve, o Jornal Tradição
Regional entrará em
contato com vocé.

ok

Jotac

Arquivo

Publicidade

Publicidade



Jornal Tradição Regional - O elo da notícia até você.

Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS

E-mail: jornaltradicao@jornaltradicao.com.br / Telefone: (53) 3281 1514

© Todos os direitos reservados