Segunda, 10 de dezembro de 2018, 00:54h


Publicidade

Tordilho
Sicredi

Este conteúdo precisa do Adobe Flash Player instalado.

Get Adobe Flash player


Newsletter

Jornal Tradição

Ano XVIII - Número 637 dezembro - 2018

Fechar X

Ano XVIII - Número 637

dezembro - 2018


Galerias

Publicidade

Especiais

Jornal Tradição

Caderno Agronegcio - Edio IV 2018/11

Receitas

Pssego Trufado

Assine


Home Colunistas

Buenas...

2012-06-01 Dr. Rmulo X D. Terezinha

 

Estava eu a passear pelo interior do “Big”, um mercadinho existente aqui, na “Baixada do Manduca” - Pelotas-, quando me deparei com essas duas figuras maravilhosas: Abraços, sorrisos gostosos, coisa de amigos de larga data. Se acantonamos para não atrapalhar aquele povaréu que não entendia lhufas  de bulhufas da nossa alegria (o povo de cidade grande é fechado, tá sempre com pressa, é como andassem em uma esteira, suam a reveria, mas nãochegam a lugar algum). Um abraço do Jotacê.

 

Dr. Rômulo II

O sorriso deles, a calmaria dos espíritos, a converse a respeito dos filhos, o sucesso dos mesmos, a lembrança de quando eram da “pá virada”, o tocar do sino pro almoço, as festas na rua fechada pra tanto. Ah, meu velho, Piratini foi um paraíso pra criar a filharada. Blocos carnavalescos, visitas com direito a suco de cevada - serenatas, carnaval de rua e de salão de clarear o dia  e com banho de chafariz da praça, ai os “inteligentes” aterraram o dito cujo e acabaram com o carnaval.

 

Cadê vocês, que não aparecem?

Gurisada festeira de fato, viraram a zona sul de “patas” pra cima. Satolepe-Tranco-Trote-Galope -  e muitas outras promoções, e mais, sem patrocínio, na marra, e agora? Se acadelaram, pegaram um “teta” da tia “preta” e ficou por ai. A criatividade não sumiu, continua dentro de cada um, quem sabe vamos exercita-la de novo, sacudir o mofo?

  Rasga Diabo - O cara

De Piratini pra Tenente Portela. Funcionário da Funasa, antiga Sucam, Renato Garcia, re-vo-lu-cionou a saúde no meio indígena, enfrentou desvio de remédios, mutretas tenebrosas, foi ameaçado de morte, mas como bom descendente do “Quinto Distrito” disse a que veio. Conhecido em toda região indígena pelas atitudes enérgicas tomadas, não refugou o toucinho por gordo. Um abraço do amigo e companheiro Jotacê. “Tio Gerson Pires sempre diz: - Quem não tem cabelo na bunda que não se meta em encrenca grande”.

 

Causo - Rapina X Caroços de Butiá

O Popular “Rapina”, figura tradicional da Capital Farroupilha, cuidava uma criação de leitões na chácara de um amigo nosso. Tudo ia muito bem até que descobriram uns vidros grandes com conserva de butiá, ai nesse momento morreu a razão. Até as 2 horas da manhã, beberam toda a canha - e o que fazer com os butiás? Largaram no chiqueiro, os leitões vão comer tudo e não fica a prova, pensaram. Maios ou menos 5 da manhã foram dar uma espiada - o bicharedo tavam “durinhos”, nem respiravam, pronto, pensou o Rapina, morreram, não escapou nenhum. Deixa clarear o dia e bamo enterrar tudo, bem longe de casa. Nove da manhã , levantaram meio cabreiros, deram de mão numa pá de corte e foram abrir os tais buracos, e ao passarem no chiqueiro  a surpresa: A leitoada tava feliz da vida, meio zonzos, mas vivos! Tinha passado o porre. Coisas da Capital Farroupilha.

  Raul Amaral (Guta) X Guri de Fundamento

Companheiro de festivais, grande cantor da música do Rio Grande, Farroupilha de quatro costados. Formou no CAVG e se foi a Santa Vitória do Palmar, por lá firmou “garrão”,  fez nome pela competência, assumiu desafios maiores e hoje é “superintendente” da Cosulati, uma das maiores cooperativas do RS. “Que Deus ilumine teu caminho e tua família, vamos rezar pelo sucesso dos outros, porque o teu tá garantido. Um abraço do Jotacê.

 

E Aí?

A ponte da costa tá no bico do corvo, ah, tem projeto do “reizinho” pra construção de pinguelas alternativas.

 

Aluga-se Quartos

Pousada e Pensionato Longedi Casa, quartos mobiliados (cama, roupeiro e colchão), Internet sem fio de 5 MEGA, quartos com entrada para TV a cabo, três banheiros coletivos, cozinha coletiva (gás dividido), Ampla área para lavar roupa com dois tanques e churrasqueira. Visite nosso site: www.pensionatolongedicasa.com.br. MSN: longedicasa@hotmail.com. Fone (53) 9157.6284.

Comentários (1)

04-06-2012 - 11h07min

Jorginho, de Nonoai-RS, disse:

Buenas Jotace... Essa entrevista do Beto Albuquerque sobre to badalada pavimentacao da RS-265 foi uma pa de Cal. Vamos fazer um estudo, etc. Azar o meu que Uso essa rodovia.. Pelo menos podia sonhar que daqui uns dois anos estivesse asfaltada.. mas...Vamos falar de coisas boas .. Sobre Piratinienses que destacas na tua coluna. Hoje.. Grandes pessoas.. Do trabalho do Renato(Biriva) sou testemunho pois converso seguidamente com colegas dele que eventualmente por aqui aparecem e confirmam o que tu falou.. eh veio a fruta nao nasce longe do peh....grande abraco





Fechar  X

Dr. Rmulo X D. Terezinha




Enviado com sucesso!

Em breve, o Jornal Tradição
Regional entrará em
contato com vocé.

ok

Jotac

Arquivo

Publicidade

Publicidade



Jornal Tradição Regional - O elo da notícia até você.

Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS

E-mail: jornaltradicao@jornaltradicao.com.br / Telefone: (53) 3281 1514

© Todos os direitos reservados