Segunda, 25 de junho de 2018, 14:52h


Publicidade

Trilegal
Sicredi
Tordilho

Este conteúdo precisa do Adobe Flash Player instalado.

Get Adobe Flash player


Newsletter

Jornal Tradição

Ano XIII - Número 613 junho - 2018

Fechar X

Ano XIII - Número 613

junho - 2018


Galerias

Publicidade

Especiais

Jornal Tradição

Caderno Especial 161 anos de Canguu 2018/06

Receitas

Sopa paraguaia

Assine


Home Cultura e turismo

Cultura e Turismo

01-06-2018

Pelotas: Prefeitura e Universidade Federal tratam sobre Pontal da Barra  


Foto: Gustavo Vara Na ocasio foi debatido sobre a regio do Pontal da Barra e a possibilidade de criar uma Unidade de Conservao (UC) no local

Na tarde de quarta-feira (30), a prefeita Paula Mascarenhas e o reitor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pedro Curi Hallal, reuniram-se para tratar sobre a região do Pontal da Barra e a possibilidade de criar uma Unidade de Conservação (UC) no local.


Desde outubro de 2017, um grupo da Universidade trabalha na discussão do assunto e na formulação de um relatório com dados e análises que embasam a proposta. Como argumentos favoráveis à criação da UC, a UFPel aponta a preservação ambiental e arqueológica da área, além da relevância turística para o município e o compromisso de exercer atividades de ensino e pesquisa acadêmica. “Proponho a criação de um comitê gestor interdisciplinar, que reúna técnicos da Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA) e da UFPel para administrar a questão e compartilhar informações. A princípio, somos favoráveis à proposta, mas precisamos estudá-la a partir desta comissão”, sugeriu a prefeita.  



O reitor se posicionou a favor da criação do comitê e também sugeriu que técnicos da SQA acompanhem os encontros do grupo de trabalho já em vigor da UFPel, afirmando que todos serão bem-vindos. Técnicos da Embrapa e da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Estado também participam das reuniões.


O Pontal da Barra é uma extensa região formada pelos banhados, dunas e matas da várzea do Canal São Gonçalo, entre a Lagoa dos Patos e as margens do Arroio Pelotas. O relatório formulado pela UFPel explica que a área abriga diversas espécies endêmicas e ameaçadas de extinção, além de vestígios materiais de culturas pregressas e de desempenhar serviços ambientais, como, por exemplo, o equilíbrio hidrológico adjacente.


Acompanharam a reunião o vice-prefeito Idemar Barz; os secretários de Qualidade Ambiental, de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana e de Planejamento e Gestão, Felipe Perez Fernandez, Jacques Reydams e Paulo Morales, respectivamente; o assessor especial e chefe de gabinete interino do gabinete da prefeita, Fábio Machado; e o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento da UFPel, Otávio Martins Peres.



Unidades de Conservação


Unidade de Conservação é como denomina-se uma área natural, que pode ser protegida por suas características especiais, com o objetivo de preservar a representatividade de porções significativas e ecologicamente viáveis das diferentes populações, habitats e ecossistemas do território nacional e das águas jurisdicionais, preservando o patrimônio biológico existente. As UCs são criadas por meio de ato do Poder Público, após a realização de estudos técnicos nas áreas propostas.


Redator: Assessoria de Imprensa



Outras notícias desta editoria

Comentários (0)





Fechar  X

Pelotas: Prefeitura e Universidade Federal tratam sobre Pontal da Barra  





O Jornal Tradição Regional não se responsabiliza pelo conteúdo do comentário e se reserva ao direito de eliminar, sem aviso prévio ao usuário, aqueles em desacordo com as normas do site ou com as leis brasileiras.


Serão vetadas as mensagens que:


  • Não tratarem do tema abordado na notícia;
  • Sejam repetidas as enviadas pelo mesmo leitor, ainda que com outras palavras;
  • Tenham intenção publicitária, de propaganda partidária, eleitoral ou comercial;
  • Tenham conteúdo ou termos obscenos ou ofensivos;
  • Incentivem racismo, discriminação, violência, medo ou outros crimes;
  • Promovam participação de correntes, spams ou lixo eletrônico.


As opiniões expostas não representam o posicionamento do Jornal Tradição Regional, que não se responsabiliza por eventuais danos causados pelos comentários. A responsabilidade civil e penal pelos comentários é dos respectivos autores. O usuário tem ciência e concorda expressamente com a prerrogativa de restringir quaisquer conteúdos que violem ou que possam ser interpretados como violadores às disposições do presente instrumento.

Enviado com sucesso!

Em breve, o Jornal Tradição
Regional entrará em
contato com vocé.

ok

Fechar  X

Pelotas: Prefeitura e Universidade Federal tratam sobre Pontal da Barra  


Enviado com sucesso!

ok


Jornal Tradição Regional - O elo da notícia até você.

Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS

E-mail: jornaltradicao@jornaltradicao.com.br / Telefone: (53) 3281 1514

© Todos os direitos reservados