Sábado, 15 de dezembro de 2018, 18:38h


Publicidade

Tordilho
Sicredi

Este conteúdo precisa do Adobe Flash Player instalado.

Get Adobe Flash player


Newsletter

Jornal Tradição

Ano XII - Número 638 dezembro - 2018

Fechar X

Ano XII - Número 638

dezembro - 2018


Galerias

Publicidade

Especiais

Jornal Tradição

Caderno Agronegócio - Edição IV 2018/11

Receitas

Pêssego Trufado

Assine


Home Cultura e turismo

Cultura e Turismo

05-12-2018

Pelotas: "Domingo no Castelo" tem terceira edição com programação para todas as idades


Foto: Gabi Mazza/Assessoria de Imprensa O Castelo Simões Lopes abre suas portas mais uma vez

O Castelo Simões Lopes abre suas portas mais uma vez. A terceira edição do Domingo no Castelo acontece neste dia 9 de dezembro, das 9h às 20h, no Castelo Simões Lopes, em Pelotas (RS). Com programação diversificada, o evento será mais uma oportunidade para ressifignificar a presença deste importante patrimônio cultural da cidade. O Diálogos no Castelo amplia a compreensão sobre a relevância histórica do espaço com o tema “bairro” e um bate-papo conduzido por Sidney Gonçalves Vieira - professor na Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e doutor em Geografia. As convidadas são Lourdes Pedroso - presidente da associação dos moradores do bairro Simões Lopes,  Roceli Martins - morador local e fundador do Bloco Burlesco Bafo da Onça, e Mirsca Simões Lopes - neta de Augusto Simões Lopes.


As atividades acontecem durante todo dia com a presença de antiquários, brechós, desfile de moda, roda de capoeira, Projeto Vida Ativa, entre outros. Para o universo infantil além do jardim encantador a programação prevê brinquedos infláveis, pintura de rosto e brincadeiras. A sintonia musical terá a presença de Dj's e apresentação da Orquestra Estudantil Municipal, além de Miro Machado e convidados. O espaço de alimentação contará com a presença de food trucks com opções para os diversos públicos. “Nesta edição incentivamos a ideia de piquenique, portanto quem quiser levar sua toalha e usufruir do ambiente natural fique a vontade e sinta-se acolhido no Castelo”, destaca o presidente do Instituto Eckart, Paulo Ricardo Silva Ferreira.



Visitas guiadas


Uma das atrações mais concorridas do evento são as visitas guiadas. Nesta terceira edição acontecerão também no sábado(8), com formato ampliado, e conduzidas pelo pesquisador Guilherme Pinto de Almeida  e pela historiadora Gabriela Rosselli. A visita guiada estendida tem custo individual de R$ 8,00 e roteiro que inclui a parte interior, exterior, pátio e garagens do Castelo, por cerca de 50 minutos. Os grupos são de no máximo 30 pessoas e os horários de visitas às 9h, 10h, 11h, 14h30, 15h30 e- 16h30. No domingo(9) a visita guiada acontece pelo interior do prédio, das 9h às 20h, tem duração de 25 minutos e custa R$ 2,00 por pessoa. Os ingressos já estão disponíveis no Posto do Joca, na Avenida Brasil 804, próximo ao Castelo.


Patrimônio


O Castelo Simões Lopes é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE). O Instituto Eckart é responsável pela administração do Castelo Simões Lopes até 2032. A Perene Patrimônio Cultural responde pela obra de restauração, que está na primeira etapa. Para recuperação deste importante bem a Surya Projetos preparou um projeto através da Lei de Incentivo à Cultura (LIC), que contou com o aporte de recursos da Arrozeira Pelotas, SLC Alimentos, Camil Alimentos e Engenho São Bento.


Redator: Assessoria de Imprensa



Outras notícias desta editoria

Comentários (0)





Fechar  X

Pelotas: "Domingo no Castelo" tem terceira edição com programação para todas as idades





O Jornal Tradição Regional não se responsabiliza pelo conteúdo do comentário e se reserva ao direito de eliminar, sem aviso prévio ao usuário, aqueles em desacordo com as normas do site ou com as leis brasileiras.


Serão vetadas as mensagens que:


  • Não tratarem do tema abordado na notícia;
  • Sejam repetidas as enviadas pelo mesmo leitor, ainda que com outras palavras;
  • Tenham intenção publicitária, de propaganda partidária, eleitoral ou comercial;
  • Tenham conteúdo ou termos obscenos ou ofensivos;
  • Incentivem racismo, discriminação, violência, medo ou outros crimes;
  • Promovam participação de correntes, spams ou lixo eletrônico.


As opiniões expostas não representam o posicionamento do Jornal Tradição Regional, que não se responsabiliza por eventuais danos causados pelos comentários. A responsabilidade civil e penal pelos comentários é dos respectivos autores. O usuário tem ciência e concorda expressamente com a prerrogativa de restringir quaisquer conteúdos que violem ou que possam ser interpretados como violadores às disposições do presente instrumento.

Enviado com sucesso!

Em breve, o Jornal Tradição
Regional entrará em
contato com vocé.

ok

Fechar  X

Pelotas: "Domingo no Castelo" tem terceira edição com programação para todas as idades


Enviado com sucesso!

ok


Jornal Tradição Regional - O elo da notícia até você.

Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS

E-mail: jornaltradicao@jornaltradicao.com.br / Telefone: (53) 3281 1514

© Todos os direitos reservados