Quarta, 27 de agosto de 2014, 07:50h


Publicidade

JORNAL ASSINATURA

Este conteúdo precisa do Adobe Flash Player instalado.

Get Adobe Flash player


Newsletter

Jornal Tradição

Ano VIII - Número 415 agosto - 2014

Fechar X

Ano VIII - Número 415

agosto - 2014


Galerias

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Especiais

Jornal Tradição

Caderno Especial Colono e Motorista 2014/7

Receitas

Sorvete caseiro

Assine

Perfil


Home Cultura e turismo

Cultura e Turismo

22-08-2014

Eder Barcellos realiza exposição no Corredor Cultural do HCC de canguçu


Foto: Cláudia Peres Senna em sua última vitória (no circuito de Adelaide, na Austrália) é retratado na obra de Eder Barcellos

Artista canguçuense retrata o universo do automobilismo em obras que detalham a trajetória de Senna, Schumacher, Piquet e Fangio


Um recorte no tempo. Essa pode ser uma das definições para o trabalho hiper-realista do artista canguçuense Eder Barcellos, em exibição no Corredor Cultural do Hospital de Caridade. A mostra transita pelo universo dos apaixonados pelo automobilismo e relembra o ídolo Ayrton Senna, que nos anos 80 e 90 protagonizou disputas emocionantes com pilotos como Alain Prost, Nigel Mansell e Nelson Piquet. Senna é um dos personagens retratados na exposição aberta no último dia 5. Os quadros permanecerão no Corredor Cultural até segunda-feira (25). Conforme a professora de Artes Fernanda Taddei, a proposta do artista tem por base o hiper-realismo, que está diretamente relacionado à fotografia. “A fotografia é utilizada para obter as informações do mundo. O artista pinta a partir da fotografia. Trata-se de uma retomada do Realismo na Arte Contemporânea”, explica.



Eder, que já realizou dezenas de exposições, explora com raro talento o universo de luzes, cores e sombras que cerca o mundo da velocidade. “São vários elementos que acabam instigando o expectador a observar um pouco além do que se vê a primeira vista”, analisa o artista. Barrichello, Piquet, os irmãos Schumacher, Fittipaldi e o argentino Juan Manoel Fangio (um dos maiores nomes do automobilismo de todos os tempos) estão presentes nas obras.


A exposição também mostra a emocionante vitória de Ayrton Senna, em 1993, no circuito de Adelaide, naquela que seria a última conquista do piloto brasileiro. O tricampeão mundial, que faleceu em maio de 1994 durante uma corrida, permanece imortal na memória de milhares de fãs, assim como nas pinturas de Eder Barcellos. Observá-las é transportar-se por um recorte no tempo, onde Senna, de punho cerrado, ergue a bandeira brasileira em mais um gesto triunfante de vitória.


Redator: Tradição Regional (Permitimos a reprodução total ou parcial da matéria desde que citada fonte)



Outras notícias desta editoria

Comentários (0)





Fechar  X

Eder Barcellos realiza exposição no Corredor Cultural do HCC de canguçu





O Jornal Tradição Regional não se responsabiliza pelo conteúdo do comentário e se reserva ao direito de eliminar, sem aviso prévio ao usuário, aqueles em desacordo com as normas do site ou com as leis brasileiras.


Serão vetadas as mensagens que:


  • Não tratarem do tema abordado na notícia;
  • Sejam repetidas as enviadas pelo mesmo leitor, ainda que com outras palavras;
  • Tenham intenção publicitária, de propaganda partidária, eleitoral ou comercial;
  • Tenham conteúdo ou termos obscenos ou ofensivos;
  • Incentivem racismo, discriminação, violência, medo ou outros crimes;
  • Promovam participação de correntes, spams ou lixo eletrônico.


As opiniões expostas não representam o posicionamento do Jornal Tradição Regional, que não se responsabiliza por eventuais danos causados pelos comentários. A responsabilidade civil e penal pelos comentários é dos respectivos autores. O usuário tem ciência e concorda expressamente com a prerrogativa de restringir quaisquer conteúdos que violem ou que possam ser interpretados como violadores às disposições do presente instrumento.

Enviado com sucesso!

Em breve, o Jornal Tradição
Regional entrará em
contato com vocé.

ok

Fechar  X

Eder Barcellos realiza exposição no Corredor Cultural do HCC de canguçu


Enviado com sucesso!

ok


Jornal Tradição Regional - O elo da notícia até você.

Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS

E-mail: jornaltradicao@jornaltradicao.com.br / Telefone: (53) 3281 1514

© Todos os direitos reservados