Quinta, 17 de agosto de 2017, 10:50h


Publicidade

Sicredi

Este conteúdo precisa do Adobe Flash Player instalado.

Get Adobe Flash player


Newsletter

Jornal Tradição

Ano XII - Número 568 agosto - 2017

Fechar X

Ano XII - Número 568

agosto - 2017


Galerias

Publicidade

Publicidade

Especiais

Jornal Tradição

Caderno Especial Colono e Motorista 2017 2017/07

Assine


Home Educação

Educação

27-11-2015

Os Traçados Invisíveis de Pedro Osório (RS)


Foto: Rodrigo Netto Exposio foi apresentada no dia 18 de novembro

No dia 18 de novembro, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Getúlio Vargas realizou a sua Mostra Pedagógica e Feira de Ciências. Na oportunidade, os alunos da 8ª série apresentaram a exposição denominada “Os Traçados Invisíveis de Pedro Osório (RS)”; projeto desenvolvido entre os meses de abril e outubro, sob orientação das professoras Maria Fernanda Botelho (Arte) e Tatiana Pastorini (História e Geografia), com o objetivo de favorecer a socialização e o crescimento individual e coletivo na construção do conhecimento interdisciplinar. Este projeto foi apresentado no VII Congresso Internacional de História, XXXV Encuentro de Geohistória Regional e XX Semana de História da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Além disso, o grupo recebeu um convite da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) para mostrar os resultados do trabalho no I Colóquio do Mestrado Profissional em História.


O projeto surgiu com a finalidade de buscar um novo olhar sobre a cidade; uma leitura para além das suas construções e delimitações do espaço urbano, ou seja, o seu traçado invisível que escapa aos olhos da vida cotidiana. Para tanto, percorreu-se roteiros selecionados pelos alunos, a fim de identificar, observar, registrar e valorizar aspectos dos bairros Jardim dos Pampas, Orqueta, Jayme Pons, Brasília e das pontes que ligam Pedro Osório e Cerrito. Dessa forma, a fotografia auxiliou no desenvolvimento da poética, da sensibilização e da percepção da cidade como produto histórico-social. Já a pintura das telas, identificou a apropriação do lugar, as memórias afetivas e o fortalecimento dos vínculos com os lugares.



Portanto, a proposição do trabalho dinamizou o aprendizado por meio da educação do olhar, não um olhar direcionado e determinado, mas aquele construído em conjunto com os envolvidos no processo. Pedro Osório, cuja origem está ligada à distribuição de sesmarias e à expansão ferroviária, ampliou sua escrita por meio de seus traçados invisíveis à percepção do senso comum. 


Redator: Tradio Regional



Os Traçados Invisíveis de Pedro Osório (RS)


Outras notícias desta editoria

Comentários (0)





Fechar  X

Os Traçados Invisíveis de Pedro Osório (RS)





O Jornal Tradição Regional não se responsabiliza pelo conteúdo do comentário e se reserva ao direito de eliminar, sem aviso prévio ao usuário, aqueles em desacordo com as normas do site ou com as leis brasileiras.


Serão vetadas as mensagens que:


  • Não tratarem do tema abordado na notícia;
  • Sejam repetidas as enviadas pelo mesmo leitor, ainda que com outras palavras;
  • Tenham intenção publicitária, de propaganda partidária, eleitoral ou comercial;
  • Tenham conteúdo ou termos obscenos ou ofensivos;
  • Incentivem racismo, discriminação, violência, medo ou outros crimes;
  • Promovam participação de correntes, spams ou lixo eletrônico.


As opiniões expostas não representam o posicionamento do Jornal Tradição Regional, que não se responsabiliza por eventuais danos causados pelos comentários. A responsabilidade civil e penal pelos comentários é dos respectivos autores. O usuário tem ciência e concorda expressamente com a prerrogativa de restringir quaisquer conteúdos que violem ou que possam ser interpretados como violadores às disposições do presente instrumento.

Enviado com sucesso!

Em breve, o Jornal Tradição
Regional entrará em
contato com vocé.

ok

Fechar  X

Os Traçados Invisíveis de Pedro Osório (RS)


Enviado com sucesso!

ok

Publicidade



Jornal Tradição Regional - O elo da notícia até você.

Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS

E-mail: jornaltradicao@jornaltradicao.com.br / Telefone: (53) 3281 1514

© Todos os direitos reservados