Quinta, 19 de outubro de 2017, 07:03h


Publicidade

Sicredi

Este conteúdo precisa do Adobe Flash Player instalado.

Get Adobe Flash player


Newsletter

Jornal Tradição

Ano XII - Número 577 outubro - 2017

Fechar X

Ano XII - Número 577

outubro - 2017


Galerias

Publicidade

Publicidade

Especiais

Jornal Tradição

Caderno Especial 91 Expofeira Pelotas 2017/10

Assine


Home Educação

Educação

10-10-2017

IFSul/ campus Pelotas completa 74 anos nesta quarta-feira (11)


Foto: Alexandre Abreu

O campus Pelotas do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) completa nesta quarta-feira (11) 74 anos. Desde o início desta semana, várias atividades estão sendo realizadas pela instituição de ensino para celebrar a data.


Nesta quarta (11), a programação se estenderá durante todo o dia. Além do tradicional “Parabéns a você”, acompanhado do bolo de aniversário, estão previstas apresentações das bandas do Cerenepe e da Brigada Militar, e o descerramento da placa comemorativa aos 74 anos.



Na próxima semana, será realizada, nos dias 17 e 18, uma edição especial da feira de artesanato e artes “Prata da Casa”, onde os servidores poderão mostrar seus talentos e comercializar seus produtos. Ainda no dia 17, será realizado o “Chá dos Aposentados”, às 16h30.


O último evento comemorativo será um jantar festivo, por adesão, no dia 20 de outubro, no CTG Carreteiros do Sul, situado nas dependências do próprio câmpus Pelotas. Churrasco será o pato principal, e o convite poderá ser adquirido no local, ao preço de R$20.


Centenário


Este ano, as comemorações dos 74 anos ganharam um brilho ainda mais especial, segundo os organizadores. É que em 2017, comemora-se também os cem anos da Escola de Artes e Officios, um dos embriões do atual câmpus Pelotas do IFSul, fundada em 1917.


Apesar de o marco oficial para a celebração de aniversário seja o 11 de outubro de 1943, data da federalização da Escola Técnica de Pelotas, a atual direção do câmpus Pelotas faz questão de ressaltar o centenário da Escola de Artes e Officios devido à importância dela para a trajetória de sucesso da instituição de ensino que conhecemos hoje.


“A Escola de Artes e Officios não só exaltava a importância da educação profissional para o desenvolvimento na nação, através da qualificação do aluno para o trabalho, mas também disseminava a ideia de as escolas profissionais eram um importante agente de regeneração social”, destaca o professor Carlos Corrêa, diretor-geral do câmpus Pelotas.


O dirigente lembra que muitos daqueles ideais se mantêm vivos até hoje, embora o formato de instituição e as propostas assumidas ao longo dos anos sofreram mudanças para poder acompanhar as transformações sociais e as realidades vividas pelo mundo do trabalho a cada época.


Em mais de sete décadas de serviços prestados, a instituição tornou-se referência e conquistou posição de destaque no cenário educacional. Hoje, com diversos projetos reconhecidos e premiados nas mais importantes feiras e mostras tecnológicas do país e do exterior, tem focado seus esforços principalmente na pesquisa aplicada, como forma de desenvolver soluções criativas para problemas reais da sociedade. Um dos diferenciais dos institutos federais em relação às universidades é o processo de verticalização, no qual o estudante pode percorrer toda a sua trajetória acadêmica, do nível médio à pós-graduação, dentro de uma mesma instituição.


Atualmente, o câmpus Pelotas é maior unidade do IFSul com cerca de 5 mil alunos matriculados e mais de 20 cursos técnicos, de graduação e pós-graduação. Conta com 420 professores (efetivos e substitutos), 219 técnico-administrativos e cerca de 140 funcionários terceirizados, além de uma estrutura que vem se adaptando e evoluindo diante das exigências de um mundo cada vez mais competitivo.


Redator: Assessoria de Imprensa



IFSul/ campus Pelotas completa 74 anos nesta quarta-feira (11)


Outras notícias desta editoria

Comentários (0)





Fechar  X

IFSul/ campus Pelotas completa 74 anos nesta quarta-feira (11)





O Jornal Tradição Regional não se responsabiliza pelo conteúdo do comentário e se reserva ao direito de eliminar, sem aviso prévio ao usuário, aqueles em desacordo com as normas do site ou com as leis brasileiras.


Serão vetadas as mensagens que:


  • Não tratarem do tema abordado na notícia;
  • Sejam repetidas as enviadas pelo mesmo leitor, ainda que com outras palavras;
  • Tenham intenção publicitária, de propaganda partidária, eleitoral ou comercial;
  • Tenham conteúdo ou termos obscenos ou ofensivos;
  • Incentivem racismo, discriminação, violência, medo ou outros crimes;
  • Promovam participação de correntes, spams ou lixo eletrônico.


As opiniões expostas não representam o posicionamento do Jornal Tradição Regional, que não se responsabiliza por eventuais danos causados pelos comentários. A responsabilidade civil e penal pelos comentários é dos respectivos autores. O usuário tem ciência e concorda expressamente com a prerrogativa de restringir quaisquer conteúdos que violem ou que possam ser interpretados como violadores às disposições do presente instrumento.

Enviado com sucesso!

Em breve, o Jornal Tradição
Regional entrará em
contato com vocé.

ok

Fechar  X

IFSul/ campus Pelotas completa 74 anos nesta quarta-feira (11)


Enviado com sucesso!

ok

Publicidade



Jornal Tradição Regional - O elo da notícia até você.

Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS

E-mail: jornaltradicao@jornaltradicao.com.br / Telefone: (53) 3281 1514

© Todos os direitos reservados