Segunda, 25 de junho de 2018, 14:52h


Publicidade

Trilegal
Sicredi
Tordilho

Este conteúdo precisa do Adobe Flash Player instalado.

Get Adobe Flash player


Newsletter

Jornal Tradição

Ano XIII - Número 613 junho - 2018

Fechar X

Ano XIII - Número 613

junho - 2018


Galerias

Publicidade

Especiais

Jornal Tradição

Caderno Especial 161 anos de Canguu 2018/06

Receitas

Sopa paraguaia

Assine


Home Politica

Política

12-06-2018

Vice-prefeito de Pelotas pronuncia-se em seminário de políticas a idosos


Foto: Gustavo Mansur Seminrio ocorreu na ltima segunda-feira (11)

Na tarde desta segunda-feira (11), um grupo de pessoas se reuniu no auditório 1 do Centro de Eventos, durante a 26ª Fenadoce de Pelotas, para discutir a realidade das pessoas com 60 anos ou mais e debater estratégias voltadas a este segmento da população – o que mais tem crescido nas últimas décadas. O Seminário de Políticas Públicas para Idosos foi realizado por iniciativa do Grupo Executivo de Acompanhamento de Debate (GEAD) Políticas Públicas para o Idoso, do Fórum Democrático da Assembleia Legislativa do Estado.


"Temos feito diversas melhorias, mas sabemos que ainda há muito por realizar e precisamos unir forças, além de planejar ações que facilitem a vida dos idosos. É necessário preparar o futuro e essa troca de informações e ideias exige agilidade", destacou o vice-prefeito Idemar Barz, presente no Seminário.



Idemar recordou algumas ações da Prefeitura nesse sentido. Em 2018, por exemplo, a prefeitura de Pelotas realizou sete consultas à comunidade, em diferentes bairros, para discutir e definir as prioridades do Plano de Mobilidade Urbana de Pelotas – uma das questões mais apontadas pela população é a acessibilidade para pessoas com deficiência e idosos.


Expectativa de vida


Coordenador do GEAD Políticas Públicas para o Idoso, Lélio Falcão lembrou que de 1980 para cá, com a redução da natalidade e o aumento da expectativa de vida, a pirâmide se inverteu e a estimativa é de que, em 2050, haja muito mais idosos que jovens. "Hoje, 22% dos votantes são pessoas com 60 anos ou mais. Também é a população idosa com saúde quem mais vivencia a cultura e movimenta o turismo", afirmou.


 "Em 2050, teremos um Brasil envelhecido. Nosso desafio agora é unir esforços para aglutinar os segmentos em prol dessa causa", apontou o diretor do Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional, Jorge Valdir dos Santos.


A secretária de Governo, Clotilde Victória, enalteceu ações que vem sendo desenvolvidas há anos pelas universidades locais e a participação dos jovens nas discussões das políticas públicas. "É muito importante que a juventude se envolva nessas discussões", pontuou.


Participação do Conselho


Representantes do Conselho Municipal do Idoso solicitaram apoio técnico da Prefeitura no que diz respeito ao gerenciamento do Fundo Municipal do Idosos e orientações sobre a destinação de parte do Imposto de Renda (IR) para ações que beneficiem pessoas nesta faixa etária.


Presente no Seminário, o secretário de Cultura, Giorgio Ronna, informou que a Prefeitura e o Diário Popular estão preparando uma campanha para incentivar a população a doar parte do IR a obras de restauração do patrimônio histórico – algo que pode ser feito legalmente, sem nenhum risco para o doador – e sugeriu ações semelhantes em benefício dos idosos.


Também participaram do seminário representantes do IFSul e da UFPel.


Datas de valorização e conscientização


A Câmara dos Deputados definiu 2018 como o Ano de Valorização e Promoção dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa. Quanto à proteção, 15 de junho é o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa.


Redator: Assessoria de Imprensa



Vice-prefeito de Pelotas pronuncia-se em seminário de políticas a idosos


Outras notícias desta editoria

Comentários (0)





Fechar  X

Vice-prefeito de Pelotas pronuncia-se em seminário de políticas a idosos





O Jornal Tradição Regional não se responsabiliza pelo conteúdo do comentário e se reserva ao direito de eliminar, sem aviso prévio ao usuário, aqueles em desacordo com as normas do site ou com as leis brasileiras.


Serão vetadas as mensagens que:


  • Não tratarem do tema abordado na notícia;
  • Sejam repetidas as enviadas pelo mesmo leitor, ainda que com outras palavras;
  • Tenham intenção publicitária, de propaganda partidária, eleitoral ou comercial;
  • Tenham conteúdo ou termos obscenos ou ofensivos;
  • Incentivem racismo, discriminação, violência, medo ou outros crimes;
  • Promovam participação de correntes, spams ou lixo eletrônico.


As opiniões expostas não representam o posicionamento do Jornal Tradição Regional, que não se responsabiliza por eventuais danos causados pelos comentários. A responsabilidade civil e penal pelos comentários é dos respectivos autores. O usuário tem ciência e concorda expressamente com a prerrogativa de restringir quaisquer conteúdos que violem ou que possam ser interpretados como violadores às disposições do presente instrumento.

Enviado com sucesso!

Em breve, o Jornal Tradição
Regional entrará em
contato com vocé.

ok

Fechar  X

Vice-prefeito de Pelotas pronuncia-se em seminário de políticas a idosos


Enviado com sucesso!

ok


Jornal Tradição Regional - O elo da notícia até você.

Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS

E-mail: jornaltradicao@jornaltradicao.com.br / Telefone: (53) 3281 1514

© Todos os direitos reservados