Terça, 19 de março de 2019, 18:15h


Publicidade

Tordilho
Sicredi

Este conteúdo precisa do Adobe Flash Player instalado.

Get Adobe Flash player


Newsletter

Jornal Tradição

Ano XIII - Número 651 março - 2019

Fechar X

Ano XIII - Número 651

março - 2019


Galerias

Publicidade

Especiais

Jornal Tradição

Caderno Especial JTR Verão IV 2019/02

Assine


Home Politica

Política

01-03-2019

Estima é o novo superintendente do Porto do Rio Grande


Foto: Divulgação/Porto do Rio Grande Novo diretor-superintendente do Porto do Rio Grande busca mais integração e eficiência

O empresário Fernando Estima, que atuou durante quatro anos como secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Pelotas, no governo de Eduardo Leite e outros dois na administração da atual prefeita Paula Mascarenhas, é o novo diretor-superintendente do Porto do Rio Grande. A posse ocorreu no dia 22 de fevereiro, com a presença do governador Eduardo Leite, no prédio histórico da Receita Federal, em Rio Grande. Estima também comanda a administração dos terminais de Pelotas e Porto Alegre e da hidrovia do Rio Grande do Sul, que integram a Superintendência.


Presente no ato oficial de abertura da colheita do arroz, na sede da Estação Experimental Terras Baixas da Embrapa Clima Temperado, em Capão do Leão, o superintendente comentou a confiança depositada pelo atual governador para gerir a estrutura considerada por ele “a porteira de entrada e saída da produção primária gaúcha e um dos principais pilares do desenvolvimento do estado”.   



Segundo Estima, tanto o arroz quanto a soja precisam de um equipamento de logística eficiente para se desenvolver. Das 17 milhões de toneladas de soja que o Rio Grande do Sul produz, 16 milhões saem pelo Porto de Rio Grande. “Só na soja são mais de 120 mil pessoas empregadas”, diz. 


“Aumenta a responsabilidade, mas vamos trabalhar com afinco para oferecer uma logística adequada”, afirma Estima, ao ressaltar que o bom andamento do Porto passa pela duplicação e manutenção das BRs-116 e 392 e aumento do calado da Barra, o que considera uma estrutura única, já que a BR-116 termina nos molhes da Barra. Ele agradeceu a confiança de Leite e a autonomia conferida a ele, ao lado do secretário dos Transportes, Juvir Costella, para qualificar a gestão do porto.


Junto com Estima foram empossados os demais integrantes da diretoria: Bruno Almeida (diretor de Portos Interiores), Cristiano Klinger (diretor de Gestão, Administrativo e Financeiro), Eduardo Teixeira (diretor de Infraestrutura e Operações) e Gilberto Cunha (chefe de Gabinete da Superintendência do Porto do Rio Grande).


Posse


Durante a solenidade de posse, o governador desejou boa sorte, reafirmou a confiança na equipe e destacou a relevância do assunto: “Quero garantir que os portos e as hidrovias estarão sob muita atenção do governador do Estado. Este tema é muito caro para mim. A responsabilidade é grande. O peso do Porto é tão grande que ele pode se transformar numa enorme oportunidade de desenvolvimento ou num grande obstáculo para o Estado. Tudo depende de como será aproveitado”, comenta. 


O secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella, destacou a importância da atividade portuária: “O Porto do Rio Grande tem de servir de referência para o desenvolvimento do Estado. As secretarias têm de se unir para cuidar dos nossos portos. Temos de olhar melhor para essa riqueza que temos nas mãos”.


Estima agradeceu pelo convite e falou do trabalho que pretende realizar: “Sei o tamanho da responsabilidade que estou assumindo. A expectativa é enorme. Esperamos fazer mais parcerias e aproveitar cada pedacinho da área, tanto no Porto como na hidrovia. Há coisas desconectadas que temos de integrar, por exemplo, o distrito industrial. Acho que temos de buscar mais eficiência, porque espaço há”, finaliza. 


Estrutura portuária


O Porto de Rio Grande é o quarto maior do país em movimentação de mercadorias e considerado o segundo mais importante pela posição geográfica estratégica: tem rotas comerciais com mais de 90 países. Por ano, chegam ou saem do terminal cerca de 40 milhões de toneladas de diferentes produtos, sendo a soja o principal.


O ano de 2018 registrou a maior movimentação da história do complexo portuário. Foram 42,9 milhões de toneladas, aumento de 4,3% comparado a 2017. O grande destaque foi a soja, com mais de 16,3 milhões de toneladas. O segmento de carga geral teve crescimento superior a 10%, impulsionado pela celulose. Foram exportadas 1,6 milhão de toneladas do produto, crescimento de 53% quando comparado ao ano anterior. A de carga viva também teve destaque, com avanço de 78,8%, ultrapassando 152 mil animais com destino à Turquia.


Redator: Tradição Regional



Estima é o novo superintendente do Porto do Rio Grande


Outras notícias desta editoria

Comentários (0)





Fechar  X

Estima é o novo superintendente do Porto do Rio Grande





O Jornal Tradição Regional não se responsabiliza pelo conteúdo do comentário e se reserva ao direito de eliminar, sem aviso prévio ao usuário, aqueles em desacordo com as normas do site ou com as leis brasileiras.


Serão vetadas as mensagens que:


  • Não tratarem do tema abordado na notícia;
  • Sejam repetidas as enviadas pelo mesmo leitor, ainda que com outras palavras;
  • Tenham intenção publicitária, de propaganda partidária, eleitoral ou comercial;
  • Tenham conteúdo ou termos obscenos ou ofensivos;
  • Incentivem racismo, discriminação, violência, medo ou outros crimes;
  • Promovam participação de correntes, spams ou lixo eletrônico.


As opiniões expostas não representam o posicionamento do Jornal Tradição Regional, que não se responsabiliza por eventuais danos causados pelos comentários. A responsabilidade civil e penal pelos comentários é dos respectivos autores. O usuário tem ciência e concorda expressamente com a prerrogativa de restringir quaisquer conteúdos que violem ou que possam ser interpretados como violadores às disposições do presente instrumento.

Enviado com sucesso!

Em breve, o Jornal Tradição
Regional entrará em
contato com vocé.

ok

Fechar  X

Estima é o novo superintendente do Porto do Rio Grande


Enviado com sucesso!

ok

Publicidade



Jornal Tradição Regional - O elo da notícia até você.

Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS

E-mail: jornaltradicao@jornaltradicao.com.br / Telefone: (53) 3281 1514

© Todos os direitos reservados