Sábado, 16 de dezembro de 2017, 14:41h


Publicidade

Sicredi

Este conteúdo precisa do Adobe Flash Player instalado.

Get Adobe Flash player


Newsletter

Jornal Tradição

Ano XII - Número 586 dezembro - 2017

Fechar X

Ano XII - Número 586

dezembro - 2017


Galerias

Publicidade

Especiais

Jornal Tradição

Caderno Especial 91ª Expofeira Pelotas 2017/10

Receitas

Bolo de Caneca

Assine


Home Rural

Rural

15-12-2017

A potencialidade do turismo rural para a Região Sul


Foto: Diones Forlan/JTR Associados firmaram a parceria das redes de cooperação

O turismo está transformando Morro Redondo. Com apenas 29 anos de emancipação, os últimos quatro têm sido significativos para o município, que cresce acerca do desenvolvimento e economia proporcionado pelo setor.


Somente em 2017, sem contabilizar o mês de dezembro, 16 mil visitantes conheceram o Roteiro Turístico Morro de Amores, totalizando uma receita bruta de R$ 574 mil, além da aquisição de serviços e artigos produzidos pela população local, o que valoriza e aumenta a autoestima da comunidade.



Para celebrar o momento, no último domingo (10), o Roteiro Turístico, em parceria com o Programa Redes de Cooperação e demais parceiros, realizou um evento de final de ano, com o tema “Tradição e Cultura: O Espírito Natalino no Morro de Amores”. A ocasião foi também uma forma de agradecimento a todos que participaram de alguma maneira de todo o processo. Apresentações de bandas locais, venda de produtos coloniais e a chegada do Papai Noel foram atividades que fizeram parte da programação. O evento foi uma realização do Roteiro Morro de Amores e Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Cancela Grande, com o apoio da Prefeitura de Morro Redondo, Turismo Costa Doce, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Emater, Embrapa Clima Temperado e Redes de Cooperação.


A cerimônia de parceria do Roteiro Morro de Amores com e Programa Redes de Cooperação ocorreu logo no início do evento, lançando oficialmente a Rede Roteiro “Morro de Amores”, como modo de disseminar o turismo rural na região.  A associação é um conjunto de empreendimentos que oferece serviços de hotelaria, hospedagem, café colonial, refeições e passeios de rotas turísticas, sendo que o Morro de Amores é formado por propriedades e agricultores que modificaram seus espaços para que os turistas tenham opções de lazer, entretenimento e descanso.


De acordo com a consultora do Programa, Laura Bollick, o objetivo é desenvolver o turismo na região que, em sua avaliação, possui grande potencial, contando, atualmente, com 37 empreendedores e parcerias com a Emater, Sebrae, Prefeitura de Morro Redondo e Sicredi.


“O projeto segue com essas parcerias e soma-se a Redes de Cooperação, que é uma parceria entre a Universidade Católica de Pelotas e o governo do Estado, através de horas de consultoria e capacitação de grupo”, comentou a consultora.


Conforme o consultor Max Timm, o projeto Redes de Cooperação busca unir empresas, geralmente de um determinado setor, para somar esforços e gerar competitividade para essas organizações. “Essas redes se formaram de empresas diversas, envolvendo segmentos desde a construção civil, padarias, veterinárias, food trucks, entre outras, assim como redes que prestam serviços, como eventos e soluções sustentáveis. São diversos exemplos que a gente tem aqui na região”, explicou. 


Os consultores podem atuar nas 23 cidades que compõem o Conselho Regional de Desenvolvimento da Região Sul (Corede-Sul), Além disso, a proposta, através dos Coredes com a Consulta Popular, é estimular o trabalho das Redes de Cooperação, destinando recursos em prol das atividades.


Para o diretor de Micro e Pequenas Empresas da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Fabrício Renner, a criação da rede colabora com a integração entre empresários e até mesmo poder público, no sentido de criar novos mecanismos que facilitem a realização de eventos, consolidação da própria marca e construção de alternativas para o plano estratégico, por exemplo.


O Programa Redes de Cooperação


Existente desde o ano 2000, o Programa foi expandido para todo o Rio Grande do Sul. Já foram criadas mais de 350 redes, que envolvem mais de 7,1 mil empresas. Em sua plataforma própria, a Universidade Católica de Pelotas (UCPel) explica que trata-se de uma forma mais moderna de organização de pequenas e médias empresas, que permite reunir empreendedores em uma entidade única no ambiente do seu negócio, possibilitando uma atuação conjunta para a superação das fragilidades inerentes às empresas, preservando a individualidade e autonomia decisória de cada empresa.


Atualmente, o Programa é um exemplo para o país, conforme relatou a coordenadora estadual do projeto Redes de Cooperação, Elci Aguirre, com redes também em Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso. Os consultores são treinados conforme a metodologia do Programa, que é específica para trabalhar com empreendedores, desde a sensibilização até o planejamento estratégico, com desenvolvimento de marketing, vendas, compras, entre outros, em um trabalho harmônico. “Uma rede de turismo pode expandir para outro lugar, ou uma empresa de outra cidade pode entrar nesta rede porque o trabalho é em conjunto e saem todos beneficiados”, disse a coordenadora. 


Projetos


Os planos para 2018 são a expansão do projeto e a execução do planejamento estratégico desenvolvido neste ano. Ainda, na próxima segunda-feira (18), será realizada uma capacitação sobre motivação e, mais adiante, em janeiro, será feito o regimento interno da Rede, sendo mais um instrumento jurídico.


Apresentações artísticas


Durante o evento do Espírito Natalino no Morro de Amores, ocorreram diversas apresentações. Uma delas foi a peça teatral “A Menina e a Bergamota”, realizada pelo Museu Histórico de Morro Redondo, além de shows musicais com o Grupo Stipien, Bibiana Mattos de Melo, de Capão do Leão, e com a Banda Área Vip, de Pelotas.


Entre as atrações esteve também a seletiva para a Miss Morro Redondo Be Emotion Band Tv, além de mateada a cargo da erva-mate B1 Santa Emília, o 1º Desafio Serra dos Tapes com Cicloturismo, chopp artesanal Mayer House e brinquedos infláveis.


Os empreendimentos participantes


Haus Fiss; Point Bar; Café Paiol; Família Signorini; Sítio Amoreza; Sítio Sonho Meu; Vinícola Nardello; Pousada Cachoeira; Sobrado das Plantas; Doces João de Barro; Condomínio São Pedro Festa da Colheita; Condomínio Advento; Condomínio São Marcos; Butter Hause Krolow; Negrinho do Pastoreio; Espaço Ecoar; Galpão dos Sabores; Chácara do Bagé; Recanto Verde; Sítio Dandas; Cantinho da Roça; entre outros, conforme o site da UCPel.


Redator: Tradição Regional



A potencialidade do turismo rural para a Região Sul


Outras notícias desta editoria

Comentários (0)





Fechar  X

A potencialidade do turismo rural para a Região Sul





O Jornal Tradição Regional não se responsabiliza pelo conteúdo do comentário e se reserva ao direito de eliminar, sem aviso prévio ao usuário, aqueles em desacordo com as normas do site ou com as leis brasileiras.


Serão vetadas as mensagens que:


  • Não tratarem do tema abordado na notícia;
  • Sejam repetidas as enviadas pelo mesmo leitor, ainda que com outras palavras;
  • Tenham intenção publicitária, de propaganda partidária, eleitoral ou comercial;
  • Tenham conteúdo ou termos obscenos ou ofensivos;
  • Incentivem racismo, discriminação, violência, medo ou outros crimes;
  • Promovam participação de correntes, spams ou lixo eletrônico.


As opiniões expostas não representam o posicionamento do Jornal Tradição Regional, que não se responsabiliza por eventuais danos causados pelos comentários. A responsabilidade civil e penal pelos comentários é dos respectivos autores. O usuário tem ciência e concorda expressamente com a prerrogativa de restringir quaisquer conteúdos que violem ou que possam ser interpretados como violadores às disposições do presente instrumento.

Enviado com sucesso!

Em breve, o Jornal Tradição
Regional entrará em
contato com vocé.

ok

Fechar  X

A potencialidade do turismo rural para a Região Sul


Enviado com sucesso!

ok


Jornal Tradição Regional - O elo da notícia até você.

Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS

E-mail: jornaltradicao@jornaltradicao.com.br / Telefone: (53) 3281 1514

© Todos os direitos reservados