Sexta, 15 de dezembro de 2017, 12:09h


Publicidade

Sicredi

Este conteúdo precisa do Adobe Flash Player instalado.

Get Adobe Flash player


Newsletter

Jornal Tradição

Ano XII - Número 586 dezembro - 2017

Fechar X

Ano XII - Número 586

dezembro - 2017


Galerias

Publicidade

Especiais

Jornal Tradição

Caderno Especial 91 Expofeira Pelotas 2017/10

Receitas

Bolo de Caneca

Assine


Home Rural

Rural

09-10-2017

Quatro importantes setores estarão em evidência durante a Conferência Rural na 91ª Expofeira Pelotas


Quatro importantes temas do agronegócio regional, a bovinocultura de corte, florestas, gestão ambiental e vitivinicultura estarão em evidência, no segundo dia da Conferência Rural da Zona Sul durante a 91ª Expofeira Pelotas, que inicia às 8h, no parque de exposições Ildefonso Simões Lopes.


A partir das 8h, o Simpósio de Bovinos de Corte, que neste ano tem como título “Desafios e perspectivas da pecuária em evolução”, contará com diversos especialistas que abordarão tema de grande importância no momento na região, a tristeza parasitária bovina, que tem causado grandes perdas econômicas para os produtores e constitui-se num verdadeiro desafio neste setor. Na parte da tarde, outro assunto de extremo interesse: “Alternativas de rentabilidade em tempos difíceis”. A participação neste debate é crescente nos últimos anos, e na edição passada, estavam presentes aproximadamente 400 produtores, técnicos e acadêmicos da área. O Seminário de Bovinos de Corte, na Casa da Amizade e a realização é da Associação dos Médicos Veterinários da Zona Sul (Vetesul), ARP, Faculdades de Veterinária, Zootecnica e de Agronomia (Faem) da UFPel.



Das 8h às 17h30, ocorre a 6ª edição do Seminário sobre Florestas Plantadas no Rio Grande do Sul, na sede da Aeapel. Pela manhã, as inscrições ocorrem a partir das 8h, seguidas da sessão de abertura às 9h e, início dos debates às 10h, sobre o desenvolvimento do setor de base florestal no RS, com ênfase nos aspectos logísticos de transporte rodoviário, ferroviário e operações portuárias, e participação dos secretários Estaduais da Casa Civil, Fábio Branco, de Agricultura, Pecuária e Irrigação, Ernani Polo, e do Secretário de Desenvolvimento Econômico de Pelotas, Fernando Estima, que será mediador da mesa-redonda, do superintendente do Porto de Rio Grande, Janir Branco, além dos presidentes da Azonasul, Fávio Telis, da Ageflor, Diogo Leuck e da Agaflor, Paulo Benemann.


A partir das 13h30, acontece o painel sobre as “Perspectivas do setor de florestas plantadas”, com ênfase nos aspectos industriais da produção de cavacos, paletes, pellets, celulose, carvão, lenha, madeira serrada, madeira sólida, toras e resinas e, de serviços, com ênfase nas operações de planejamento, plantio, manejo, colheita, transporte e operações portuárias. A grande novidade será o Pavilhão da Floresta Plantada, aberto de 9 a 15 de outubro, anexo à sede da Aeapel, organizado e coordenado pela Agaflor, em parceria com Emater, Engenharia Industrial Madeireira e Agronomia da UFPel. No local, ficarão expostos durante toda a Expofeira, mudas, experiências de alunos da Agronomia e da Engenharia Industrial Madeireira, serraria portátil, implementos usados na atividade florestal, entre outros.


Ainda nesta terça-feira, a partir das 8h30min, ocorre a terceira edição do Seminário de Gestão Ambiental da Propriedade Rural, no auditório Juntos para Competir. O evento reúne empresas e entidades preocupadas com temas ambientais de grande interesse e visa trocar conhecimentos pensando nas necessidades de adequação sustentável do agronegócio. O seminário ocorre na manhã e tarde, e inicia com o tema “Zoneamento Ecológico Econômico do RS/ZEE”, com a presença da secretária de Estado do Meio Ambiente, Ana Maria Pellini. No decorrer da programação, painéis sobre licenciamento ambiental, gestão ambiental, aspectos jurídicos rentáveis, CAR, ampliação da ESEC Taim e Bioma Pampa, estarão a cargo da Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA), Fundação Estadual de Proteção Ambiental, Ecocell, Anselmi Advocacia, Estação Ecológica do Taim e Ministério Público Federal, que, juntamente com os cursos de Gestão Ambiental/UFPel e de Administração/UCPel, Instituto Teias e Prefeitura de Pelotas, organizaram este evento dedicado ao agronegócio.


A cadeia da vitivinicultura também estará em destaque, a partir das 14h, durante Seminário, na sede do Núcleo Sudeste de Angus. O propósito do seminário é entender as razões históricas que levaram à produção de uvas viníferas para a "nova fronteira", sempre com a visão da indústria, acadêmica e do produtor. Deve ainda analisar as alternativas existentes para superar as dificuldades que estão postas, igualmente na visão dos três agentes, o institucional, o acadêmico e do produtor. O Sebrae apresentará trabalho no sentido de organizar os agentes e apresentar encaminhamentos.


Montana


Na programação desta terça-feira, ocorre o primeiro leilão da 91ª Expofeira Pelotas, o 19º Leilão Montana RS, onde a Estância da Gruta e Granja Santo Antonio colocam em pista 38 touros e 30 fêmeas prontas para entoure, todos animais de 2 anos e com a clássica apresentação e qualidade que norteiam os selecionadores de Montana. Antes, às 16h, na pista de rústicos, o médico veterinário Fernando Velloso, realiza o julgamento dos touros, que apresentam a média de 746 quilos, segundo a pecuarista Anna Luiza Quinto Di Camelli. “Aos compradores estamos oferecendo seguro de vida para os animais, frete facilitado, 15 parcelas (2+2+11), e duas doses de sêmen por vaquilhona adquirida”, diz.


Na abertura do leilão, e dentro da programação do Arte na Rural, , haverá a apresentação da Orquestra Estudantil Areal, sob a regência da professora Lys Ferreira, na pista de Remates. A iniciativa é do SESC/RS, através do gerente regional Luiz Fernando Parada, apreciador do projeto, juntamente com a pecuarista Anna Luiza Sampaio Di Cameli, uma das promotoras do leilão. 


A 91ª Expofeira Pelotas é uma realização da Associação Rural de Pelotas e Sindicato Rural de Pelotas.


Redator: Assessoria de Imprensa



Quatro importantes setores estarão em evidência durante a Conferência Rural na 91ª Expofeira Pelotas


Outras notícias desta editoria

Comentários (0)





Fechar  X

Quatro importantes setores estarão em evidência durante a Conferência Rural na 91ª Expofeira Pelotas





O Jornal Tradição Regional não se responsabiliza pelo conteúdo do comentário e se reserva ao direito de eliminar, sem aviso prévio ao usuário, aqueles em desacordo com as normas do site ou com as leis brasileiras.


Serão vetadas as mensagens que:


  • Não tratarem do tema abordado na notícia;
  • Sejam repetidas as enviadas pelo mesmo leitor, ainda que com outras palavras;
  • Tenham intenção publicitária, de propaganda partidária, eleitoral ou comercial;
  • Tenham conteúdo ou termos obscenos ou ofensivos;
  • Incentivem racismo, discriminação, violência, medo ou outros crimes;
  • Promovam participação de correntes, spams ou lixo eletrônico.


As opiniões expostas não representam o posicionamento do Jornal Tradição Regional, que não se responsabiliza por eventuais danos causados pelos comentários. A responsabilidade civil e penal pelos comentários é dos respectivos autores. O usuário tem ciência e concorda expressamente com a prerrogativa de restringir quaisquer conteúdos que violem ou que possam ser interpretados como violadores às disposições do presente instrumento.

Enviado com sucesso!

Em breve, o Jornal Tradição
Regional entrará em
contato com vocé.

ok

Fechar  X

Quatro importantes setores estarão em evidência durante a Conferência Rural na 91ª Expofeira Pelotas


Enviado com sucesso!

ok


Jornal Tradição Regional - O elo da notícia até você.

Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS

E-mail: jornaltradicao@jornaltradicao.com.br / Telefone: (53) 3281 1514

© Todos os direitos reservados