Sábado, 16 de dezembro de 2017, 14:42h


Publicidade

Sicredi

Este conteúdo precisa do Adobe Flash Player instalado.

Get Adobe Flash player


Newsletter

Jornal Tradição

Ano XII - Número 586 dezembro - 2017

Fechar X

Ano XII - Número 586

dezembro - 2017


Galerias

Publicidade

Especiais

Jornal Tradição

Caderno Especial 91ª Expofeira Pelotas 2017/10

Receitas

Bolo de Caneca

Assine


Home Rural

Rural

10-10-2017

Dia da Raça Angus acontece na quarta-feira (11) na 91ª Expofeira Pelotas


Nesta quarta-feira (11), a programação gira em torno da raça Angus, com julgamento da Exposição Ranqueada, a partir das 9h, na pista de rústicos (E) e continuação à tarde, a partir das 14h. A expectativa do presidente do Núcleo Sudeste Angus, Luiz Renato Leite Reis, é de participação em torno de 80 animais, entre machos e fêmeas das categorias PO e PC.


O jurado é o técnico uruguaio Marcos Berruti, que se destaca pela forma didática em que apresenta suas decisões e pareceres sobre os animais apresentados, diz o presidente. “A Zona Sul é sem dúvida, hoje, polo genético da raça Angus no Estado, o que é perfeitamente demonstrado não só nas exposições morfológicas como Esteio, mas também nas avaliações de índices em programas deste fim”.



Segundo ele, cabanhas da região sempre recebem os primeiros prêmios. Também nos concursos de carcaças Angus, promovidos pela Associação Brasileira de Angus (ABA) em conjunto com os frigorificos credenciados pelo programa de carne, os associados do Núcleo Sudeste, por três anos consecutivos, conquistam o primeiro e segundo lugares.


“No último ano, o primeiro e segundo prêmio foram recebidos pela Granjas 4 Irmãos e o terceiro lugar à Agropecuária Marini. No ano anterior, esta última conquistou o segundo lugar, cabendo o primeiro à Cabanha Santa Eulália. No final da tarde, às 17h30, ocorre o leilão Angus Pretas e Coloradas, a cargo do Núcleo Sudeste Angus.


Conferência


As palestras, seminários e semanas acadêmicas da Conferência Rural da Zona Sul continuam nesta quarta-feira (11), a partir das 8h30 com as Semanas Acadêmicas da Zootecnia, Veterinária e Engenharias Industrial Madeireira e Agrícola. Às 8h30 começa o 8º Seminário Turismo Rural na Costa Doce, no auditório Juntos para Competir, promoção da Associação de Cavaleiros da Costa Doce. Durante todo o dia, ocorrem também minicursos sobre Análise funcional de bovinos de corte, às 10h30; Hereford e Braford, 19h. Estão previstos ainda, Seminários de Equinos, sobre Estratégias para Proteção de Plantas e dos Fungicidas, Arroz Irrigado e Gestão e Segurança na propriedade rural.


Na terça-feira (10), quatro importantes temas do agronegócio regional, a bovinocultura de corte, florestas, gestão ambiental e vitivinicultura foram destaque, no segundo dia da Conferência Rural da Zona Sul.


O Simpósio de Bovinos de Corte, que neste ano teve como título “Desafios e perspectivas da pecuária em evolução”, contou com diversos especialistas que abordaram tema de grande importância no momento na região, a tristeza parasitária bovina, que tem causado grandes perdas econômicas para os produtores e constitui-se num verdadeiro desafio neste setor. Na parte da tarde, outro assunto de extremo interesse: “Alternativas de rentabilidade em tempos difíceis”. O Seminário de Bovinos de Corte é uma realização da Associação Rural de Pelotas (ARP), Associação dos Médicos Veterinários da Zona Sul (Vetesul), Faculdades de Veterinária, Zootecnica e de Agronomia (Faem) da UFPel.


A 6ª edição do Seminário sobre Florestas Plantadas no Rio Grande do Sul, debateu sobre o desenvolvimento do setor de base florestal no RS, com ênfase nos aspectos logísticos de transporte rodoviário, ferroviário e operações portuárias, e teve a participação do secretário de Desenvolvimento Econômico de Pelotas, Fernando Estima, que foi mediador da mesa-redonda, do superintendente do Porto de Rio Grande, Janir Branco, além dos presidentes da Azonasul, Fávio Telis, da Ageflor, Diogo Leuck e da Agaflor, Paulo Benemann.


À tarde ocorreu o painel sobre as “Perspectivas do setor de florestas plantadas”, com ênfase nos aspectos industriais da produção de cavacos, paletes, pellets, celulose, carvão, lenha, madeira serrada, madeira sólida, toras e resinas e, de serviços, com ênfase nas operações de planejamento, plantio, manejo, colheita, transporte e operações portuárias. A grande novidade é o Pavilhão da Floresta Plantada, aberto de 9 a 15 de outubro, anexo à sede da Aeapel, organizado e coordenado pela Agaflor, em parceria com Emater, Engenharia Industrial Madeireira e Agronomia da UFPel. No local, ficarão expostos durante toda a Expofeira, mudas, experiências de alunos da Agronomia e da Engenharia Industrial Madeireira, serraria portátil, implementos usados na atividade florestal, entre outros.


Ainda na terça-feira, ocorreu a terceira edição do Seminário de Gestão Ambiental da Propriedade Rural, no auditório Juntos para Competir. O evento reuniu empresas e entidades preocupadas com temas ambientais de grande interesse e proporcionou a troca de conhecimentos pensando nas necessidades de adequação sustentável do agronegócio. O seminário debateu “Zoneamento Ecológico Econômico do RS/ZEE”, com a presença da secretária de Estado do Meio Ambiente, Ana Maria Pellini.


No decorrer da programação, painéis sobre licenciamento ambiental, gestão ambiental, aspectos jurídicos rentáveis, CAR, ampliação da ESEC Taim e Bioma Pampa, estiveram a cargo da Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA), Fundação Estadual de Proteção Ambiental, Ecocell, Anselmi Advocacia, Estação Ecológica do Taim e Ministério Público Federal, que, juntamente com os cursos de Gestão Ambiental/UFPel e de Administração/UCPel, Instituto Teias e Prefeitura de Pelotas, organizaram este evento dedicado ao agronegócio.


A cadeia da vitivinicultura também esteve em destaque, durante Seminário com o propósito de entender as razões históricas que levaram à produção de uvas viníferas para a "nova fronteira", sempre com a visão da indústria, acadêmica e do produtor. Analisou ainda as alternativas existentes para superar as dificuldades que estão postas, igualmente na visão dos três agentes, o institucional, o acadêmico e do produtor. O Sebrae apresentou trabalho no sentido de organizar os agentes e apresentar encaminhamentos.


Shows


Nesta quarta-feira (11), ocorre a festa Esquenta Oktoberfest Pelotas, regado a muito chopp, música boa e entrada gratuita. A música fica por conta da Banda Flor da Serra, Moisés Soares, Banda Farroupilha, Pablo Turri e Jackson Teixeira.


Antes, às 19h, no Pavilhão Jorge Gertum, estão programadas apresentações regionais às 16h, a cargo do CTG Cancela Grande e às 17h, CTG Carreteiros do Sul (Adulto).


Redator: Assessoria de Imprensa



Dia da Raça Angus acontece na quarta-feira (11) na 91ª Expofeira Pelotas


Outras notícias desta editoria

Comentários (0)





Fechar  X

Dia da Raça Angus acontece na quarta-feira (11) na 91ª Expofeira Pelotas





O Jornal Tradição Regional não se responsabiliza pelo conteúdo do comentário e se reserva ao direito de eliminar, sem aviso prévio ao usuário, aqueles em desacordo com as normas do site ou com as leis brasileiras.


Serão vetadas as mensagens que:


  • Não tratarem do tema abordado na notícia;
  • Sejam repetidas as enviadas pelo mesmo leitor, ainda que com outras palavras;
  • Tenham intenção publicitária, de propaganda partidária, eleitoral ou comercial;
  • Tenham conteúdo ou termos obscenos ou ofensivos;
  • Incentivem racismo, discriminação, violência, medo ou outros crimes;
  • Promovam participação de correntes, spams ou lixo eletrônico.


As opiniões expostas não representam o posicionamento do Jornal Tradição Regional, que não se responsabiliza por eventuais danos causados pelos comentários. A responsabilidade civil e penal pelos comentários é dos respectivos autores. O usuário tem ciência e concorda expressamente com a prerrogativa de restringir quaisquer conteúdos que violem ou que possam ser interpretados como violadores às disposições do presente instrumento.

Enviado com sucesso!

Em breve, o Jornal Tradição
Regional entrará em
contato com vocé.

ok

Fechar  X

Dia da Raça Angus acontece na quarta-feira (11) na 91ª Expofeira Pelotas


Enviado com sucesso!

ok


Jornal Tradição Regional - O elo da notícia até você.

Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS

E-mail: jornaltradicao@jornaltradicao.com.br / Telefone: (53) 3281 1514

© Todos os direitos reservados