Sexta, 24 de novembro de 2017, 16:44h


Publicidade

Sicredi

Este conteúdo precisa do Adobe Flash Player instalado.

Get Adobe Flash player


Newsletter

Jornal Tradição

Ano XII - Número 583 novembro - 2017

Fechar X

Ano XII - Número 583

novembro - 2017


Galerias

Publicidade

Especiais

Jornal Tradição

Caderno Especial 91 Expofeira Pelotas 2017/10

Receitas

Granola caseira

Assine


Home Rural

Rural

10-11-2017

1ª Mostra do Gado Jersey é destaque em Morro Redondo


Foto: Diones Forlan/JTR Entrega dos brindes para os expositores participantes da Mostra

A 1ª Mostra de Gado Jersey foi realizada no último domingo (5), nas dependências do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Cancela Grande, no Passo do Valdez. O evento foi promovido pela Associação de Desenvolvimento dos Produtores Rurais de Morro Redondo, com apoio da Emater-RS/Ascar, CTG Cancela Grande, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, Prefeitura, Comissão de Agricultura e Fomento Econômico da Câmara de Vereadores (vereadores Silvia Wahast, Daniel Gularte, Marcio Zanetti e Thiarles Schneider). 


Prestigiaram o evento o presidente da Associação de Produtores, Jairo Kuhn; o secretário de Agricultura, Flávio Almeida; o patrão do CTG, Edo Ropke; o chefe da Emater municipal, Evaldo Voss; o prefeito Diocélio Jaeckel; a assessora do deputado estadual Pedro Pereira, Angélica dos Santos; o assessor do deputado federal Onyx Lorenzoni, Rui Brizolara; o diretor da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), Hermes Ribeiro Souza Filho; o vice-presidente da Associação dos Criadores do Gado Jersey do RS, professor Elton Butierrez; o gerente da Sicredi do município, André Lopes; além da comunidade em geral.



“Este evento em Morro Redondo é histórico. Parabenizo a todos pelo empenho em realizar a mostra de um dos pilares da economia do município, que é o gado Jersey, através do leite, dos produtos lácteos diferenciados. Quem sabe no futuro [o município] possa ter uma indústria produzindo produtos do Jersey aqui”, comentou o diretor da Farsul.


Souza Filho destacou que a Federação poderá ser parceira na realização de cursos aos interessados em obter benefícios da raça. Segundo ele, o Jersey se adapta fácil à região, devido às propriedades pequenas, de 3 a 5 hectares. “Pensamos que, em breve, poderemos ter o gado de Morro Redondo presente em grandes eventos do Estado, como Expointer, expofeiras, dentre outros. Certamente, nos próximos anos, muito mais gado teremos aqui para mostrar e quem sabe comercializar, gerando mais uma fonte de renda aos produtores da agricultura familiar”, destacou.  


Butierrez reforçou que a Mostra é um resgate da história do gado Jersey, ainda mais em momento que, em média, 15 mil produtores estão saindo do setor leiteiro devido à baixa valorização dos produtores e pela importação de leite de fora do país.


O professor, no final de seu discurso, abriu uma porta de mercado para ser discutido na cidade, pensando na possibilidade de criar uma indústria que possa produzir produtos do gado Jersey, como manteiga, diferenciada pelo sabor, teor de maior gordura e mais sólidos, além de queijos que são sofisticados e o sorvete que possui indústria, como em Goiás, que produz de 12 a 14 mil picolés por hora e exporta para dez municípios. 


Como se tem uma bacia leiteira de gado Jersey forte no município, seria uma boa hora para investir e Butierrez se colocou à disposição para auxiliar e colaborar no que for necessário em benefício dos produtores locais.


Em nome da comissão de vereadores da agricultura, Silvia Wahast, uma das incentivadoras do evento, destacou que a Mostra é uma forma de incentivar a cadeia produtiva do Jersey e que pode proporcionar grandes frutos para a economia da cidade.


Um momento especial foi a entrega de troféu e brindes para os produtores expositores de nove animais: Rui Schulz, da Santa Bernardina; Cláudio Signorini, do São Domingos; e Jairo Kuhn, do Passo do Valdez. O evento também contou com exposições dos produtos do Roteiro Turístico Morro de Amores, da agricultura familiar, apresentações das invernadas do CTG Cancela Grande e fandango com o Grupo Bom de Vaneira.


Redator: Tradio Regional



1ª Mostra do Gado Jersey é destaque em Morro Redondo


Outras notícias desta editoria

Comentários (0)





Fechar  X

1ª Mostra do Gado Jersey é destaque em Morro Redondo





O Jornal Tradição Regional não se responsabiliza pelo conteúdo do comentário e se reserva ao direito de eliminar, sem aviso prévio ao usuário, aqueles em desacordo com as normas do site ou com as leis brasileiras.


Serão vetadas as mensagens que:


  • Não tratarem do tema abordado na notícia;
  • Sejam repetidas as enviadas pelo mesmo leitor, ainda que com outras palavras;
  • Tenham intenção publicitária, de propaganda partidária, eleitoral ou comercial;
  • Tenham conteúdo ou termos obscenos ou ofensivos;
  • Incentivem racismo, discriminação, violência, medo ou outros crimes;
  • Promovam participação de correntes, spams ou lixo eletrônico.


As opiniões expostas não representam o posicionamento do Jornal Tradição Regional, que não se responsabiliza por eventuais danos causados pelos comentários. A responsabilidade civil e penal pelos comentários é dos respectivos autores. O usuário tem ciência e concorda expressamente com a prerrogativa de restringir quaisquer conteúdos que violem ou que possam ser interpretados como violadores às disposições do presente instrumento.

Enviado com sucesso!

Em breve, o Jornal Tradição
Regional entrará em
contato com vocé.

ok

Fechar  X

1ª Mostra do Gado Jersey é destaque em Morro Redondo


Enviado com sucesso!

ok


Jornal Tradição Regional - O elo da notícia até você.

Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS

E-mail: jornaltradicao@jornaltradicao.com.br / Telefone: (53) 3281 1514

© Todos os direitos reservados