Sábado, 24 de fevereiro de 2018, 16:48h


Publicidade

Sicredi
Sicredi

Este conteúdo precisa do Adobe Flash Player instalado.

Get Adobe Flash player


Newsletter

Jornal Tradição

Ano XII - Número 596 fevereiro - 2018

Fechar X

Ano XII - Número 596

fevereiro - 2018


Galerias

Publicidade

Especiais

Jornal Tradição

Caderno Especial JTR Verão II 2018/03

Assine


Home Rural

Rural

09-02-2018

Estiagem causa perdas de 50% na agricultura e pecuária de Canguçu


Foto: Roberta Pereira/Prefeitura de Canguçu Baixo índice de chuvas castiga o meio rural

Há mais de 30 dias, a situação de seca preocupa Canguçu. Nas últimas semanas, várias frentes políticas têm trabalhado para amenizar a situação que atinge a cidade e o interior. Nas últimas semanas, o prefeito Vinicius Pegoraro acompanhou os serviços prestados e a realização do levantamento da situação geral, junto com o presidente da Corsan, em Porto Alegre. Em seu gabinete, onde recebeu a direção regional da companhia, cobrou melhorias nos serviços, além da entrega de um relatório da situação atual dos níveis das barragens no município.


Situação de emergência e perdas de 50% na agricultura



Na última segunda-feira (5), o chefe do poder executivo anunciou que o município irá decretar situação de emergência, devido à falta de chuva que tem provocado grandes prejuízos em diversos pontos do interior, causando perdas na produção de soja e tabaco e em outras culturas.


Segundo nota oficial emitida pela Prefeitura, as perdas na agricultura e pecuária não foram contabilizadas, apontando para um número exato, porém, estima-se perdas superiores a 50% para esta safra. Conforme relatório da Emater, os prejuízos na agropecuária já passam de R$ 65 milhões em Canguçu.


Situação de calamidade pública


A Defesa Civil Municipal aguarda relatórios da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos para, em conjunto com os relatórios da Emater e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Agrário, encaminhar documentação à Defesa Civil Estadual para decretar situação de calamidade pública.


Ações públicas e seguro agrícola


Para tentar amenizar a falta de água, a Secretaria Municipal de Infraestrutura Rural e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Agrário estão realizando aberturas de poços em diversos pontos. Nas localidades onde a situação é mais crítica, a Secretaria Municipal de Obras, Trânsito e Serviços Urbanos tem disponibilizado a entrega de água potável através do caminhão pipa. Dois bolsões de lona, com capacidade de 4 mil litros, foram adaptados em caminhões para acelerar as entregas de água.


Na zona urbana, a dificuldade no abastecimento de água também começa a se intensificar. Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura, o município está buscando se antecipar para conseguir o decreto homologado pelo Estado e pela União, garantindo a possibilidade de ações mais rápidas na ajuda das famílias com problemas e liberação de seguro agrícola para os produtores.


Redator: Tradição Regional



Estiagem causa perdas de 50% na agricultura e pecuária de Canguçu


Outras notícias desta editoria

Comentários (0)





Fechar  X

Estiagem causa perdas de 50% na agricultura e pecuária de Canguçu





O Jornal Tradição Regional não se responsabiliza pelo conteúdo do comentário e se reserva ao direito de eliminar, sem aviso prévio ao usuário, aqueles em desacordo com as normas do site ou com as leis brasileiras.


Serão vetadas as mensagens que:


  • Não tratarem do tema abordado na notícia;
  • Sejam repetidas as enviadas pelo mesmo leitor, ainda que com outras palavras;
  • Tenham intenção publicitária, de propaganda partidária, eleitoral ou comercial;
  • Tenham conteúdo ou termos obscenos ou ofensivos;
  • Incentivem racismo, discriminação, violência, medo ou outros crimes;
  • Promovam participação de correntes, spams ou lixo eletrônico.


As opiniões expostas não representam o posicionamento do Jornal Tradição Regional, que não se responsabiliza por eventuais danos causados pelos comentários. A responsabilidade civil e penal pelos comentários é dos respectivos autores. O usuário tem ciência e concorda expressamente com a prerrogativa de restringir quaisquer conteúdos que violem ou que possam ser interpretados como violadores às disposições do presente instrumento.

Enviado com sucesso!

Em breve, o Jornal Tradição
Regional entrará em
contato com vocé.

ok

Fechar  X

Estiagem causa perdas de 50% na agricultura e pecuária de Canguçu


Enviado com sucesso!

ok

Publicidade



Jornal Tradição Regional - O elo da notícia até você.

Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS

E-mail: jornaltradicao@jornaltradicao.com.br / Telefone: (53) 3281 1514

© Todos os direitos reservados