Segunda, 25 de junho de 2018, 14:57h


Publicidade

Trilegal
Sicredi
Tordilho

Este conteúdo precisa do Adobe Flash Player instalado.

Get Adobe Flash player


Newsletter

Jornal Tradição

Ano XIII - Número 613 junho - 2018

Fechar X

Ano XIII - Número 613

junho - 2018


Galerias

Publicidade

Especiais

Jornal Tradição

Caderno Especial 161 anos de Canguu 2018/06

Receitas

Sopa paraguaia

Assine


Home Rural

Rural

09-03-2018

Decretada situação de emergência por causa do granizo em São Lourenço do Sul


Foto: Divulgao/Decom Prefeito assinou o decreto, na ltima sexta-feira (2), ao lado do coordenador da Defesa Civil

O passar dos dias só fez aumentar a surpresa dos lourencianos com os estragos e os relatos do drama vivido pelos moradores do interior com o temporal de granizo que atingiu várias áreas, na tarde do dia 27 de fevereiro. Na última sexta- feira (2) o prefeito de São Lourenço do Sul, Rudinei Harter, assinou o decreto 4.782, em que declara situação de emergência.


Mais de uma semana após o temporal - que durou cerca de 25 minutos -, equipes da Defesa Civil, Desenvolvimento Social, Saúde, Desenvolvimento Rural, Emater, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, entre outros setores da Prefeitura e instituições seguem mobilizadas para atender as famílias atingidas. A Prefeitura informou que o granizo deixou cerca de 550 casas e 300 galpões em estado crítico. Igrejas, escolas e muitos veículos também foram afetados.



Diversas localidades do interior sofreram com o ocorrido, entre elas Santa Inêz, Harmonia, Faxinal, Bom Jesus II, Santo Antônio, Benedito, Taquaral, Picada Quevedos, Quevedos, Campos Quevedos, Santa Augusta, Canta Galo, Picada Feliz, Evaristo, Pinheiros, Araçá e Santa Tereza. A área atingida representa 15% do território rural do município. Há relatos de famílias que precisaram se abrigar embaixo de máquinas agrícolas e de mesas, assistindo o patrimônio ser destruído.


Lavouras inteiras de soja, milho, fumo e hortifrutigranjeiros, que tinham resistido à estiagem, foram destruídas, e até fumo já colhido foi perdido em virtude de danos nos depósitos e estufas. Um levantamento realizado pela Emater aponta prejuízo de R$ 19,931 milhões apenas em lavouras.


Ajuda aos atingidos


O decreto de situação de emergência ainda precisa ser homologado pelo Estado para que a ajuda humanitária chegue às famílias atingidas. E quando houver o reconhecimento da União, as ajudas para obras e possibilidade de refinanciamento de lavouras e equipamentos poderão amenizar o drama dos moradores dessas áreas.


No dia seguinte ao temporal, o prefeito e o secretário de Gabinete e coordenador da Defesa Civil, Valdoir Ribeiro, estiveram no governo do Estado tratando da ajuda necessária. Mais de 4 mil metros de lonas foram emergencialmente distribuídas aos atingidos. As equipes seguem em atendimento as famílias.


Na sexta-feira, o prefeito e o secretário de Desenvolvimento Rural, Lélio Blank, visitaram mais uma vez alguns locais atingidos, conversando com moradores e analisando a situação. A Escola Martinho Lutero, na Santa Augusta, teve o seu telhado totalmente destruído. As obras de reconstrução iniciaram na segunda-feira (5).


Redator: Tradio Regional



Decretada situação de emergência por causa do granizo em São Lourenço do Sul


Outras notícias desta editoria

Comentários (0)





Fechar  X

Decretada situação de emergência por causa do granizo em São Lourenço do Sul





O Jornal Tradição Regional não se responsabiliza pelo conteúdo do comentário e se reserva ao direito de eliminar, sem aviso prévio ao usuário, aqueles em desacordo com as normas do site ou com as leis brasileiras.


Serão vetadas as mensagens que:


  • Não tratarem do tema abordado na notícia;
  • Sejam repetidas as enviadas pelo mesmo leitor, ainda que com outras palavras;
  • Tenham intenção publicitária, de propaganda partidária, eleitoral ou comercial;
  • Tenham conteúdo ou termos obscenos ou ofensivos;
  • Incentivem racismo, discriminação, violência, medo ou outros crimes;
  • Promovam participação de correntes, spams ou lixo eletrônico.


As opiniões expostas não representam o posicionamento do Jornal Tradição Regional, que não se responsabiliza por eventuais danos causados pelos comentários. A responsabilidade civil e penal pelos comentários é dos respectivos autores. O usuário tem ciência e concorda expressamente com a prerrogativa de restringir quaisquer conteúdos que violem ou que possam ser interpretados como violadores às disposições do presente instrumento.

Enviado com sucesso!

Em breve, o Jornal Tradição
Regional entrará em
contato com vocé.

ok

Fechar  X

Decretada situação de emergência por causa do granizo em São Lourenço do Sul


Enviado com sucesso!

ok


Jornal Tradição Regional - O elo da notícia até você.

Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS

E-mail: jornaltradicao@jornaltradicao.com.br / Telefone: (53) 3281 1514

© Todos os direitos reservados