Quinta, 18 de outubro de 2018, 15:28h


Publicidade

Sicredi
Tordilho

Este conteúdo precisa do Adobe Flash Player instalado.

Get Adobe Flash player


Newsletter

Jornal Tradição

Ano XIII - Número 629 outubro - 2018

Fechar X

Ano XIII - Número 629

outubro - 2018


Galerias

Publicidade

Especiais

Jornal Tradição

Caderno Especial 92 Expofeira Pelotas 2018 2018/10

Receitas

Torta de limo

Assine


Home Rural

Rural

14-05-2018

I Concurso Municipal do Mel acontece em Morro Redondo


Foto: Divulgao A atividade foi uma parceria da Ascar-Emater/RS, do Grupo de Apicultores, da ADCPR-MR, da SMDR e da Embrapa

Com o objetivo de qualificar e divulgar a produção de mel no município foi realizado, junto às festividades de 30 anos de emancipação política, o I Concurso Municipal do Mel do Morro Redondo, no domingo (13). Essa atividade foi uma parceria da Ascar-Emater/RS, do Grupo de Apicultores do Morro Redondo, da ADCPR-MR, da SMDR e da Embrapa.


Essa ação fez parte de um processo que está acontecendo no município desde 2016 e já resultou na criação do Grupo de Apicultores do Morro Redondo, que desenvolve um processo de capacitação continuada, com momentos teóricos e práticos nos apiários dos participantes, coordenado pela Ascar-Emater/RS e com o apoio da SMDR, ADCPR-MR e Embrapa.



Após esse tempo de organização, os participantes se desafiaram a realizar o I Concurso Municipal do Mel. A pedido da Emater, a organização do 30° Aniversário de Emancipação Política do Morro Redondo, incluiu essa atividade nas festividades e chamou bastante atenção do público que por ali passou.


Os méis foram entregues à Emater no dia do concurso das 10 às 12 h. Após a recepção, todos os potes foram numerados e somente a organização sabia a quem pertencia. O concurso iniciou às 14 h, conduzido pelo Tec. Agr. Ronaldo Maciel, gerente adjunto da Ascar/Emater-RS Regional. Os jurados Flávio de Reis Almeida, secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Maria Augustina Lüdtke, secretária municipal de Saúde e Luiz Fernando Neumann, presidente da Associação de Empreendimentos de Turismo – AETMORE, inicialmente separaram as categorias de mel claro e mel escuro pelo aspecto. Após, avaliaram a cor, o aroma e o sabor de cada uma das amostras, conferindo uma pontuação a cada item. O concurso teve a participação de 10 apicultores, cada qual com duas amostras. Portanto, foram vinte tipos de méis avaliados pelos jurados, que tiveram muito trabalho. Ao final as planilhas foram computadas pela organização e as 17 h foram anunciadas, no palco principal da festa, os vencedores. 


Antes do anúncio, os jurados dividiram sua experiência com o público. O secretário Flávio disse estar surpreso com as diferenças entre os méis, que pelo cheiro parecia uma coisa e o sabor apresentava outra. E enfatizou a importância da abelha no meio ambiente e ainda a possibilidade de mais uma renda na família. Já a secretária Maria Augustina falou que estava muito feliz em poder participar dessa atividade e também se mostrou surpresa com a qualidade dos méis apresentados. O Eng. Civil, Luiz Fernando, que é um consumidor de mel convicto, também se mostrou espantado com a quantidade de tipos de méis que foram julgados. “Mesmo sendo um consumidor diário de mel, não tinha ideia da variedade de méis existentes. E isso só no Morro Redondo”, apontou Luiz Fernando. Todos agradeceram a oportunidade de participar do concurso.


Os troféus foram disponibilizados pela Prefeitura Municipal e os vencedores da categoria Mel Claro, foram: 1° Lugar: Cleuza Maciel e 2° Lugar: José Amir Acosta. Na categoria Mel Escuro, foram: 1° Lugar: João Rubi Nizolli e 2° Lugar: José Amir Acosta. Os participantes José Américo Paiva, Manassés Müller, Aliomar Duarte, Rogério Vahl, Daniel Nunes e Jairo Kühn receberam troféu de participação.


Redator: Assessoria de Imprensa



I Concurso Municipal do Mel acontece em Morro Redondo


Outras notícias desta editoria

Comentários (0)





Fechar  X

I Concurso Municipal do Mel acontece em Morro Redondo





O Jornal Tradição Regional não se responsabiliza pelo conteúdo do comentário e se reserva ao direito de eliminar, sem aviso prévio ao usuário, aqueles em desacordo com as normas do site ou com as leis brasileiras.


Serão vetadas as mensagens que:


  • Não tratarem do tema abordado na notícia;
  • Sejam repetidas as enviadas pelo mesmo leitor, ainda que com outras palavras;
  • Tenham intenção publicitária, de propaganda partidária, eleitoral ou comercial;
  • Tenham conteúdo ou termos obscenos ou ofensivos;
  • Incentivem racismo, discriminação, violência, medo ou outros crimes;
  • Promovam participação de correntes, spams ou lixo eletrônico.


As opiniões expostas não representam o posicionamento do Jornal Tradição Regional, que não se responsabiliza por eventuais danos causados pelos comentários. A responsabilidade civil e penal pelos comentários é dos respectivos autores. O usuário tem ciência e concorda expressamente com a prerrogativa de restringir quaisquer conteúdos que violem ou que possam ser interpretados como violadores às disposições do presente instrumento.

Enviado com sucesso!

Em breve, o Jornal Tradição
Regional entrará em
contato com vocé.

ok

Fechar  X

I Concurso Municipal do Mel acontece em Morro Redondo


Enviado com sucesso!

ok


Jornal Tradição Regional - O elo da notícia até você.

Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS

E-mail: jornaltradicao@jornaltradicao.com.br / Telefone: (53) 3281 1514

© Todos os direitos reservados