Terça, 18 de dezembro de 2018, 18:12h


Publicidade

Tordilho
Sicredi

Este conteúdo precisa do Adobe Flash Player instalado.

Get Adobe Flash player


Newsletter

Jornal Tradição

Ano XII - Número 638 dezembro - 2018

Fechar X

Ano XII - Número 638

dezembro - 2018


Galerias

Publicidade

Especiais

Jornal Tradição

Caderno Agronegócio - Edição IV 2018/11

Receitas

Pêssego Trufado

Assine


Home Rural

Rural

13-06-2018

Pesquisa da Organics Brasil relata que 15% da população urbana consome alimentos orgânicos


Foto: Divulgação Cerca de 64% adquire os orgânicos em supermercados e 26% compram os produtos em feiras

Segundo pesquisa divulgada em 2017 pela Organics Brasil (Conselho Brasileiro de Produção Orgânica e Sustentável), cerca de 15% da população urbana consome alimentos orgânicos com alguma frequência. A maior procura por este tipo de produto (34%) está na região Sul, que ultrapassa o dobro do consumo nacional.


De acordo com a coordenadora do curso de Nutrição da Anhanguera de Pelotas, Chirle Raphaelli, ao inserir alimentos ou produtos orgânicos na alimentação diária estamos beneficiando a saúde, o meio ambiente e a qualidade de vida de consumidores e agricultores. "Além de não causar riscos à saúde, pelo consumo de resíduos agrotóxicos, o alimento orgânico é mais nutritivo que o convencional, contém minerais e vitaminas, além de antioxidantes (substâncias que previnem doenças crônicas e que mantém as características sensoriais do alimento, como sabor e aroma)", diz. 



A pesquisa também relata que 6 a cada 10 pessoas consultadas afirmam que consomem orgânicos porque os relacionam a melhorias na saúde. Cerca de 64% adquire os orgânicos em supermercados e 26% compram os produtos em feiras. "A grande vantagem do crescimento do consumo de alimentos orgânicos está atrelada à garantia dos cuidados com a saúde da população, o equilíbrio do meio ambiente e benefício à agricultura familiar", afirma.


O Brasil é o maior consumidor de produtos agrotóxicos no mundo, o que interfere diretamente na saúde da população que consome alimentos convencionais e não orgânicos, possibilitando riscos de doenças crônicas, inclusive câncer.   Algumas pessoas utilizam desinfetante para hortifrutrícolas com a intenção de retirar os resíduos de agrotóxicos, porém, esta prática não é uma boa alternativa, já que apenas retira os microrganismos e resíduos e o uso incorreto ou em excesso pode fazer mal a saúde.


Pela legislação, considera-se produto orgânico, seja ele in natura ou processado, aquele que é obtido em um sistema orgânico de produção agropecuária ou oriundo de processo extrativista sustentável e não prejudicial ao ecossistema local. Os produtos orgânicos podem ser encontrados em feiras orgânicas, com venda direta ao consumidor, ou nos supermercados embalados com o logotipo da certificação orgânica.


Redator: Assessoria de Imprensa



Pesquisa da Organics Brasil relata que 15% da população urbana consome alimentos orgânicos


Outras notícias desta editoria

Comentários (0)





Fechar  X

Pesquisa da Organics Brasil relata que 15% da população urbana consome alimentos orgânicos





O Jornal Tradição Regional não se responsabiliza pelo conteúdo do comentário e se reserva ao direito de eliminar, sem aviso prévio ao usuário, aqueles em desacordo com as normas do site ou com as leis brasileiras.


Serão vetadas as mensagens que:


  • Não tratarem do tema abordado na notícia;
  • Sejam repetidas as enviadas pelo mesmo leitor, ainda que com outras palavras;
  • Tenham intenção publicitária, de propaganda partidária, eleitoral ou comercial;
  • Tenham conteúdo ou termos obscenos ou ofensivos;
  • Incentivem racismo, discriminação, violência, medo ou outros crimes;
  • Promovam participação de correntes, spams ou lixo eletrônico.


As opiniões expostas não representam o posicionamento do Jornal Tradição Regional, que não se responsabiliza por eventuais danos causados pelos comentários. A responsabilidade civil e penal pelos comentários é dos respectivos autores. O usuário tem ciência e concorda expressamente com a prerrogativa de restringir quaisquer conteúdos que violem ou que possam ser interpretados como violadores às disposições do presente instrumento.

Enviado com sucesso!

Em breve, o Jornal Tradição
Regional entrará em
contato com vocé.

ok

Fechar  X

Pesquisa da Organics Brasil relata que 15% da população urbana consome alimentos orgânicos


Enviado com sucesso!

ok


Jornal Tradição Regional - O elo da notícia até você.

Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS

E-mail: jornaltradicao@jornaltradicao.com.br / Telefone: (53) 3281 1514

© Todos os direitos reservados