Quinta, 18 de outubro de 2018, 15:04h


Publicidade

Sicredi
Tordilho

Este conteúdo precisa do Adobe Flash Player instalado.

Get Adobe Flash player


Newsletter

Jornal Tradição

Ano XIII - Número 629 outubro - 2018

Fechar X

Ano XIII - Número 629

outubro - 2018


Galerias

Publicidade

Especiais

Jornal Tradição

Caderno Especial 92ª Expofeira Pelotas 2018 2018/10

Receitas

Torta de limão

Assine


Home Saude

Saúde

08-08-2018

Nossa Casa comemora 30 anos com extensa programação em São Lourenço do Sul

Foto: Divulgação/Decom Nossa Casa foi o primeiro CAPS municipal criado no Rio Grande do Sul

São Lourenço do Sul é conhecido como município pioneiro no tratamento de doenças psíquicas e isso se deve a Nossa Casa, criada em 1988 como o primeiro Centro de Apoio Psicossocial (CAPS) municipal do Rio Grande do Sul. Até hoje, a cidade é referência em Saúde Mental para o Brasil. 


Para comemorar os 30 anos deste marco histórico na saúde, a Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, preparou uma extensa programação. Na próxima segunda-feira (13), a Secretaria de Saúde terá uma exposição de fotos dos serviços de Saúde Mental em seu saguão, a partir das 8h30. No mesmo dia será realizada uma exposição de banners e folders no calçadão da rua Coronel Alfredo Born, em frente ao Banrisul, das 9h às 11h e das 14h às 16h.



Na terça-feira (14), será realizada a “Caminhada dos 30 anos da Saúde Mental: Pelo Cuidado em Liberdade”, com saída da (Afubra) Associação dos Fumicultores do Brasil, às 8h30. Na quarta-feira (15), acontecerá a Feira de Artesanato da Saúde Mental na praça Central Dedê Serpa, com a produção de artesanato dos serviços de Saúde Mental. Paralelamente, a partir das 8h, no Salão 3 de Maio, ocorrerá o Encontro Regional da Rede de Atenção Psicossocial. O encerramento da programação será na quinta-feira (16) com almoço e apresentações culturais, servido na Fazenda do Sobrado, em uma programação das 11h às 17h.


A Nossa Casa


A Nossa Casa, que hoje é um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), foi criada em 1988 como um espaço para atendimento às pessoas que precisavam da atenção em saúde mental, mas só encontravam isso em manicómios. 


Quando voltavam a São Lourenço do Sul, ficavam desamparadas e sem atendimento, o que facilitava novas crises. Foi para suprir essa necessidade que a Nossa Casa foi criada, um ambiente em que os pacientes se sentem em casa e, principalmente, recebem atendimento humanizado. A iniciativa deu muito certo, se expandiu, serviu de modelo para o país e deu origem a uma ampla rede de atendimento psicossocial no município, com CAPS, leitos na Santa Casa, equipe de redução de danos, residência médica em psiquiatria e residência de equipe multiprofissional em toda a rede, em cooperação com a Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul.


 


Redator: Tradição Regional



Nossa Casa comemora 30 anos com extensa programação em São Lourenço do Sul


Outras notícias desta editoria

Comentários (0)





Fechar  X

Nossa Casa comemora 30 anos com extensa programação em São Lourenço do Sul





O Jornal Tradição Regional não se responsabiliza pelo conteúdo do comentário e se reserva ao direito de eliminar, sem aviso prévio ao usuário, aqueles em desacordo com as normas do site ou com as leis brasileiras.


Serão vetadas as mensagens que:


  • Não tratarem do tema abordado na notícia;
  • Sejam repetidas as enviadas pelo mesmo leitor, ainda que com outras palavras;
  • Tenham intenção publicitária, de propaganda partidária, eleitoral ou comercial;
  • Tenham conteúdo ou termos obscenos ou ofensivos;
  • Incentivem racismo, discriminação, violência, medo ou outros crimes;
  • Promovam participação de correntes, spams ou lixo eletrônico.


As opiniões expostas não representam o posicionamento do Jornal Tradição Regional, que não se responsabiliza por eventuais danos causados pelos comentários. A responsabilidade civil e penal pelos comentários é dos respectivos autores. O usuário tem ciência e concorda expressamente com a prerrogativa de restringir quaisquer conteúdos que violem ou que possam ser interpretados como violadores às disposições do presente instrumento.

Enviado com sucesso!

Em breve, o Jornal Tradição
Regional entrará em
contato com vocé.

ok

Fechar  X

Nossa Casa comemora 30 anos com extensa programação em São Lourenço do Sul


Enviado com sucesso!

ok


Jornal Tradição Regional - O elo da notícia até você.

Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS

E-mail: jornaltradicao@jornaltradicao.com.br / Telefone: (53) 3281 1514

© Todos os direitos reservados