Terça, 20 de novembro de 2018, 09:35h


Publicidade

Tordilho
Sicredi

Este conteúdo precisa do Adobe Flash Player instalado.

Get Adobe Flash player


Newsletter

Jornal Tradição

Ano XVIII - Número 634 novembro - 2018

Fechar X

Ano XVIII - Número 634

novembro - 2018


Galerias

Publicidade

Especiais

Jornal Tradição

Caderno Especial 80ª Expofeira de Arroio Grande 2018 2018/11

Assine


Home Saude

Saúde

24-10-2018

Setor de Saúde Bucal de Pelotas recebe prêmio nacional nesta quarta

Foto: Divulgação De janeiro a setembro deste ano, 38.204 pessoas receberam atendimento nos consultórios do município

O setor de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde (SMS) tem desempenhado papel importante na promoção da saúde da comunidade pelotense, por meio de ações de prevenção e tratamento. De janeiro a setembro deste ano, 38.204 pessoas receberam atendimento nos consultórios do município, onde foram realizados mais de 139 mil procedimentos, entre limpezas, extrações e outros. Na noite desta quarta-feira (24) — véspera do Dia Nacional do Dentista —, a Saúde Bucal da Prefeitura de Pelotas recebe reconhecimento nacional pela segunda vez este ano. A prefeita Paula Mascarenhas irá na Assembleia Legislativa gaúcha para a entrega, às 19h, da Menção Honrosa concedida pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO).


Pelotas ficou em 1º lugar Estadual e 5º Nacional, na categoria de municípios com mais de 300 mil habitantes, recebendo destaque entre as melhores gestões em saúde bucal do Brasil, junto a capitais como Curitiba, Florianópolis, Manaus e Diadema, da grande São Paulo.



O serviço na Atenção Básica de Pelotas


A coordenadora do setor, Letycia Barros Gonçalves, informa que mais de 70 profissionais concursados atuam na rede municipal de Pelotas. Para prestar um atendimento qualificado à população, 46 UBSs da rede municipal contam com atendimento odontológico. Nesses locais, os pacientes com dor têm preferência e é feito o agendamento de casos em que o procedimento exige outras sessões para ser finalizado. Pelo menos seis pacientes são atendidos por profissional, diariamente.


Nos consultórios odontológicos são realizadas desde consultas rotineiras – indicadas pelo menos a cada 6 meses – até situações de urgência. Procedimentos como de periodontia (tratamento de gengivas), endodontia (tratamento de canal), radiografias, cirurgias e o atendimento a pacientes especiais são encaminhados ao CEO Sorrir, localizado no Centro de Especialidades, na rua Voluntários da Pátria, 1.428.


Em casos mais graves (como lesões bucais e câncer), o setor de Regulação referencia o paciente para um serviço mais específico, como o prestado pelo Centro Especializado em Odontologia (CEO) Jequitibá, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). 


Outra alternativa é o pronto-atendimento noturno, disponibilizado para situações pontuais, oferecido nas UBSs Frajet e Navegantes e na Unidade Básica de Atendimento Imediato (Ubai) Lindoia, das 16h às 22h. 


Educação em saúde bucal


A promoção da saúde também passa por ações nas escolas. Atualmente, pelo menos 40 profissionais promovem atividades educativas e supervisionadas em instituições das comunidades onde atendem. Algumas escolas também contam com consultórios gerenciados pela SMS, como é o caso do Colégio Municipal Pelotense, que oferece o serviço há pelo menos uma década.


Em maio deste ano o projeto “E-MAIS: Educação permanente - Monitoramento e Avaliação de Iniciativas em Saúde”, foi classificado entre as 15 melhores iniciativas (de um total de 251 municípios inscritos) do país e recebeu o prêmio “Laboratório de Inovações em Educação Permanente”. 


 


 


Redator: Assessoria de Imprensa



Setor de Saúde Bucal de Pelotas recebe prêmio nacional nesta quarta


Outras notícias desta editoria

Comentários (0)





Fechar  X

Setor de Saúde Bucal de Pelotas recebe prêmio nacional nesta quarta





O Jornal Tradição Regional não se responsabiliza pelo conteúdo do comentário e se reserva ao direito de eliminar, sem aviso prévio ao usuário, aqueles em desacordo com as normas do site ou com as leis brasileiras.


Serão vetadas as mensagens que:


  • Não tratarem do tema abordado na notícia;
  • Sejam repetidas as enviadas pelo mesmo leitor, ainda que com outras palavras;
  • Tenham intenção publicitária, de propaganda partidária, eleitoral ou comercial;
  • Tenham conteúdo ou termos obscenos ou ofensivos;
  • Incentivem racismo, discriminação, violência, medo ou outros crimes;
  • Promovam participação de correntes, spams ou lixo eletrônico.


As opiniões expostas não representam o posicionamento do Jornal Tradição Regional, que não se responsabiliza por eventuais danos causados pelos comentários. A responsabilidade civil e penal pelos comentários é dos respectivos autores. O usuário tem ciência e concorda expressamente com a prerrogativa de restringir quaisquer conteúdos que violem ou que possam ser interpretados como violadores às disposições do presente instrumento.

Enviado com sucesso!

Em breve, o Jornal Tradição
Regional entrará em
contato com vocé.

ok

Fechar  X

Setor de Saúde Bucal de Pelotas recebe prêmio nacional nesta quarta


Enviado com sucesso!

ok


Jornal Tradição Regional - O elo da notícia até você.

Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS

E-mail: jornaltradicao@jornaltradicao.com.br / Telefone: (53) 3281 1514

© Todos os direitos reservados