Quarta, 20 de fevereiro de 2019, 08:29h


Publicidade

Tordilho
Sicredi

Este conteúdo precisa do Adobe Flash Player instalado.

Get Adobe Flash player


Newsletter

Jornal Tradição

Ano XIII - Número 647 fevereiro - 2019

Fechar X

Ano XIII - Número 647

fevereiro - 2019


Galerias

Publicidade

Especiais

Jornal Tradição

Caderno Especial Expofesta da Melancia de Pedro Osório 2019/02

Assine


Home Saude

Saúde

08-02-2019

Hemopel precisa de sangue A e O negativos

Foto: Marcel Ávila Doações costumam diminuir no período de férias, durante os meses de verão

O Hemocentro Regional de Pelotas (Hemopel) necessita, com urgência, de sangue dos tipos A e O negativos. Nos meses do verão, que para a maioria das pessoas costuma coincidir com período de férias, é comum o número de doadores diários cair em até 40%. Em alguns momentos, como agora, o Hemocentro encontra sérias dificuldades para suprir as necessidades das três instituições de saúde de Pelotas - Hospital São Francisco de Paula (HUSFP/UCPel), Pronto Socorro e Beneficência Portuguesa - e outros 13 municípios da região, que fica encarregado de abastecer.


“Trotes solidários”, que levam novos universitários (maiores de 18 anos ou com autorização dos responsáveis) para doar sangue e iniciativas de empresas parceiras, que indicam doadores, são ações que costumam contribuir para a normalização dos estoques.



Para doar, é preciso estar em boas condições de saúde, levar documento oficial de identidade com foto, ter entre 16 e 69 anos (adolescentes de 16 e 17 anos precisam ter autorização dos pais ou responsáveis legais) pesar 50 quilos ou mais, não estar em jejum, ter dormido pelo menos seis horas antes da doação, não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação e quem tomou a vacina da gripe deve esperar 48 horas para realizar a doação.


Mulheres grávidas ou que estejam amamentando, pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue, como Aids, hepatite, sífilis e doença de Chagas, e pessoas diagnosticadas com hepatite após os 11 anos de idade não podem realizar doações. 


Tatuagem e piercing


Quem fez uma tatuagem, colocação ou retirada de piercing ou maquiagem definitiva precisa aguardar por pelo menos 12 meses para fazer uma doação de sangue. A recomendação do Ministério da Saúde reforça a segurança do processo de doação de sangue, tanto para o doador quanto para quem vai receber.


Endereço e horários


O Hemopel funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e no primeiro sábado do mês, das 8h às 13h. Empresas interessadas em serem parceiras, indicando doadores, devem procurar a coordenação. O endereço é avenida Bento Gonçalves, 4.569, próximo ao Colégio Municipal Pelotense. O telefone para outras informações é o (53) 3222-3002.


Redator: Assessoria de Imprensa



Hemopel precisa de sangue A e O negativos


Outras notícias desta editoria

Comentários (0)





Fechar  X

Hemopel precisa de sangue A e O negativos





O Jornal Tradição Regional não se responsabiliza pelo conteúdo do comentário e se reserva ao direito de eliminar, sem aviso prévio ao usuário, aqueles em desacordo com as normas do site ou com as leis brasileiras.


Serão vetadas as mensagens que:


  • Não tratarem do tema abordado na notícia;
  • Sejam repetidas as enviadas pelo mesmo leitor, ainda que com outras palavras;
  • Tenham intenção publicitária, de propaganda partidária, eleitoral ou comercial;
  • Tenham conteúdo ou termos obscenos ou ofensivos;
  • Incentivem racismo, discriminação, violência, medo ou outros crimes;
  • Promovam participação de correntes, spams ou lixo eletrônico.


As opiniões expostas não representam o posicionamento do Jornal Tradição Regional, que não se responsabiliza por eventuais danos causados pelos comentários. A responsabilidade civil e penal pelos comentários é dos respectivos autores. O usuário tem ciência e concorda expressamente com a prerrogativa de restringir quaisquer conteúdos que violem ou que possam ser interpretados como violadores às disposições do presente instrumento.

Enviado com sucesso!

Em breve, o Jornal Tradição
Regional entrará em
contato com vocé.

ok

Fechar  X

Hemopel precisa de sangue A e O negativos


Enviado com sucesso!

ok

Publicidade



Jornal Tradição Regional - O elo da notícia até você.

Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS

E-mail: jornaltradicao@jornaltradicao.com.br / Telefone: (53) 3281 1514

© Todos os direitos reservados