Terça, 22 de agosto de 2017, 08:14h


Publicidade

Sicredi

Este conteúdo precisa do Adobe Flash Player instalado.

Get Adobe Flash player


Newsletter

Jornal Tradição

Ano XII - Número 569 agosto - 2017

Fechar X

Ano XII - Número 569

agosto - 2017


Galerias

Publicidade

Publicidade

Especiais

Jornal Tradição

Caderno Especial Colono e Motorista 2017 2017/07

Assine


Home Variedades

Variedades

13-04-2017

Especial Páscoa: Em Pelotas, a celebração da vida através da solidariedade


Foto: Luciara Schneid/JTR Evento contou com a ajuda de voluntários em favor do Banco de Leite Madre Tereza de Calcutá

A Páscoa é repleta de símbolos, como o coelho, que representa a fertilidade e o ressurgimento da vida, o ovo, representando o começo da vida, entre outros. Símbolos que ganham ainda mais sentido quando entremeados a uma boa dose de solidariedade, que mais do que dinheiro, oferece qualidade de vida a crianças com intolerância à lactose.


A intolerância à lactose é a incapacidade de digerir a lactose, resultado da deficiência ou ausência da enzima intestinal chamada lactase, de forma genética ou devido à desnutrição. Esta enzima possibilita decompor o açúcar do leite em carboidratos mais simples, para a sua melhor absorção.



E é justamente este público que é atendido pelo Banco de Leite, em um entre os seis braços do Banco Madre Tereza de Calcutá (Alimentos, Remédios, Empregos, Roupas e mais recentemente, a Casa da Acolhida, inaugurada na Colônia Maciel, interior de Pelotas, para atender as crianças da localidade). O Banco de Leite foi o segundo a surgir, e sua criação foi idealizada pelo médico pediatra Simon Halpern. Hoje, é coordenado pela voluntária Teresinha Rizzolo de Oliveira, que atende semanalmente pacientes encaminhados por postos de saúde do município. Após consulta, diagnóstico e receita, os pais se dirigem à sede do banco, na avenida Fernando Osório, 1.280, para fazer um cadastro e participar da distribuição.


São atendidas mensalmente, em torno de 40 crianças intolerantes à lactose, através da doação de leite de soja. Em 2016, foram distribuídos 4,7 mil litros.


Para ajudar o Banco a atingir estas metas, pelo segundo ano consecutivo, um grupo de voluntários uniu esforços para realizar o “Dia de Páscoa 2017”, uma espécie de feira da solidariedade, realizada uma semana antes da data. Neste ano, o evento ocorreu nos dias 5, 6 e 7 de abril e na ocasião foram comercializados diferentes itens alusivos à comemoração, que vão desde objetos de decoração até os tão desejados ovos de chocolate. As bancas participantes destinaram de 20% a 100% da renda para o Banco de Leite Madre Tereza de Calcutá.


Segundo a decoradora e farmacêutica, Adriana Fernandes, uma das voluntárias da ação, o evento foi realizado pelo segundo ano, no Café 35, na avenida República do Líbano, 258. “Desde o ano passado, a proprietária Vera Schneider nos abriu as portas para a realização do evento, que foi um sucesso”, diz. Adriana garante que a renda, torna possível adquirir leite para atender as crianças pelos próximos quatro meses ou mais. “Cada R$ 30 arrecadados são transformados em seis litros de leite de soja”.


No Natal, desde 2009, é realizado outro evento, o “Guirlandas de Natal - Noite das Bem-Aventuranças”, que surgiu a partir da intenção em auxiliar sua sogra, Maria Eulalie Mello Fernandes, coordenadora geral, a prover o Banco de Alimentos Madre Tereza de Calcutá (BMTC). No entanto, a renda do evento de Páscoa é totalmente destinada ao Banco de Leite.


O “Dia de Páscoa 2017” teve em torno de 30 participantes, entre eles, Ana Caye, Amor de Comidinha, Arlete Buss, Artesanato São Marcos, Brownie do Bira, Bolo das Fadas, Casalingo Colher de Brigadeiro, Com amor e sem lactose, Degustare, Dulce Delícia, Eu que fiz, JA Variedades, Le Petit Spa, Livraria Vanguarda, Luísa Strzoda, Maísa de Marco Anselmo,  Maria Alice Decoração e Design, Maria Elvira Cruzeiro, Mariana Fehrenbach, Paula Szortyka, Rosângela Tess, Sabor da Lua, Satolep Cook, Santo Recorte, Suelen Franco, Swett Cup e Trufas Meuy.


Os frequentadores do café receberam uma comanda com o nome de todos os participantes, podendo fazer suas compras tranquilamente, das 10h às 20h30. Para as crianças, foi proporcionada ainda uma hora do conto, promovida pela Livraria Vanguarda, com a leitura do livro “Uma História de Páscoa”. A novidade desta edição foi a montagem de um mini-estúdio de fotografia, pela Fábrica da Imagem, para o registro das visitas, que por R$ 10 podiam levar sua recordação para casa.


Redator: Tradição Regional



Outras notícias desta editoria

Comentários (0)





Fechar  X

Especial Páscoa: Em Pelotas, a celebração da vida através da solidariedade





O Jornal Tradição Regional não se responsabiliza pelo conteúdo do comentário e se reserva ao direito de eliminar, sem aviso prévio ao usuário, aqueles em desacordo com as normas do site ou com as leis brasileiras.


Serão vetadas as mensagens que:


  • Não tratarem do tema abordado na notícia;
  • Sejam repetidas as enviadas pelo mesmo leitor, ainda que com outras palavras;
  • Tenham intenção publicitária, de propaganda partidária, eleitoral ou comercial;
  • Tenham conteúdo ou termos obscenos ou ofensivos;
  • Incentivem racismo, discriminação, violência, medo ou outros crimes;
  • Promovam participação de correntes, spams ou lixo eletrônico.


As opiniões expostas não representam o posicionamento do Jornal Tradição Regional, que não se responsabiliza por eventuais danos causados pelos comentários. A responsabilidade civil e penal pelos comentários é dos respectivos autores. O usuário tem ciência e concorda expressamente com a prerrogativa de restringir quaisquer conteúdos que violem ou que possam ser interpretados como violadores às disposições do presente instrumento.

Enviado com sucesso!

Em breve, o Jornal Tradição
Regional entrará em
contato com vocé.

ok

Fechar  X

Especial Páscoa: Em Pelotas, a celebração da vida através da solidariedade


Enviado com sucesso!

ok

Publicidade



Jornal Tradição Regional - O elo da notícia até você.

Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS

E-mail: jornaltradicao@jornaltradicao.com.br / Telefone: (53) 3281 1514

© Todos os direitos reservados