Terça, 22 de agosto de 2017, 08:12h


Publicidade

Sicredi

Este conteúdo precisa do Adobe Flash Player instalado.

Get Adobe Flash player


Newsletter

Jornal Tradição

Ano XII - Número 569 agosto - 2017

Fechar X

Ano XII - Número 569

agosto - 2017


Galerias

Publicidade

Publicidade

Especiais

Jornal Tradição

Caderno Especial Colono e Motorista 2017 2017/07

Assine


Home Variedades

Variedades

12-05-2017

Especial JTR: Projeto social da Brigada Mirim atende 81 crianças, sendo o maior de Morro Redondo


Foto: Divulgação/Brigada Militar Primeira turma do projeto social Brigada Mirim, que conta com 30 alunos, no período da manhã

Atividades da Brigada Mirim integram a programação de aniversário de Morro Redondo na tarde de hoje (12)


O projeto Brigada Mirim, da Brigada Militar (BM), teve início no ano de 2013, em parceria com a Prefeitura de Morro Redondo, através do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), com 30 ingressantes na primeira turma. Em 2015, a BM abrangeu mais 25 alunos, desta vez moradores da zona rural, sendo eles da Escola Municipal de Ensino Fundamental José Pinto Martins, na Colônia Açoita Cavalo, com atividades realizadas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Vitor Russomano. Neste ano, foi criada mais uma turma, com 26 estudantes.



Em seu quinto ano de funcionamento, são 81 participantes, com faixa etária de sete a 12 anos. A partir do projeto, o sargento Marcos Zanetti destacou a relação mais próxima entre as crianças e as famílias, como também da população com a BM.


O desenvolvimento do curso se dá uma vez por semana, em turno inverso ao que a criança está matriculada na escola. Nos períodos de atividades, são dadas instruções de Ordem Unida (disciplina), Educação Física (coordenação motora) e aulas extras de apoio em Matemática. Também são promovidas ações em datas cívicas, para que o grupo entenda o que as datas representam, como, por exemplo, o aniversário de Morro Redondo, com o objetivo de compreender o contexto em que vivem.


Além do auxílio pedagógico prestado por uma professora da área de Matemática, o sargento Zanetti tem formação em Geografia, o que capacita ainda mais o ensino educacional. O projeto também complementa a inclusão social, com a participação de duas crianças com autismo e uma com síndrome de Down.


No curso, o aluno não possui custos e recebe o uniforme completo (calça de moletom, casaco e camiseta), além da farda e do coturno. Assim que finalizado o período no projeto, o vestuário é devolvido para que outra pessoa possa usá-lo. Os lanches também são gratuitos, fornecidos pela Prefeitura, através do CRAS.


Para o sargento Zanetti, é gratificante o trabalho social que vem sendo desenvolvido no município. “Existem dois tipos de salário, o financeiro e o emocional. Esse trabalho traz um retorno emocional. É uma gratificação que sinto, quando, por exemplo, uma mãe premia o filho por ter passado de ano na escola e permite o ingresso aqui. Isso demonstra a importância que o projeto tem para a comunidade”, afirma.


Vale destacar que empresas e instituições podem auxiliar no projeto para confecções de materiais direcionados às crianças.


Patrulha da Brigada Ambiental Mirim


No ano de 2015 também foi criado o projeto da Patrulha Ambiental Mirim, com o objetivo de levar conteúdos informativos sobre conscientização à comunidade de Morro Redondo. De acordo com o sargento, houve um aumento no número de lixeiras na cidade, sendo uma ação com o preenchimento de fichas dos moradores, momento em que compartilham suas práticas ambientais. “Neste ano ainda não retomamos esse trabalho porque houve a troca de administração municipal, mas já estão ocorrendo reuniões para organização”, disse o sargento.


Brigada Militar de Morro Redondo


Em 2017, a BM já efetuou a 10ª prisão no município. Atualmente, há mais ocorrências na zona rural, sendo furto o crime mais cometido. Também neste ano foram recuperados quatro veículos furtados da Região Sul.


Em relação ao trânsito, a maioria das infrações são cometidas por motos e a média é de 170 autuações da BM por ano. Para o sargento, como a cidade é pequena, leva-se um tempo de resposta mais rápido e controle no índice de criminalidade.


Programação de aniversário


Hoje (12), a Brigada Mirim se apresenta, às 14h, junto às bandas da Brigada Militar e Marcial (CRAS), além do encontro de bandas escolares.


Redator: Tradição Regional



Outras notícias desta editoria

Comentários (0)





Fechar  X

Especial JTR: Projeto social da Brigada Mirim atende 81 crianças, sendo o maior de Morro Redondo





O Jornal Tradição Regional não se responsabiliza pelo conteúdo do comentário e se reserva ao direito de eliminar, sem aviso prévio ao usuário, aqueles em desacordo com as normas do site ou com as leis brasileiras.


Serão vetadas as mensagens que:


  • Não tratarem do tema abordado na notícia;
  • Sejam repetidas as enviadas pelo mesmo leitor, ainda que com outras palavras;
  • Tenham intenção publicitária, de propaganda partidária, eleitoral ou comercial;
  • Tenham conteúdo ou termos obscenos ou ofensivos;
  • Incentivem racismo, discriminação, violência, medo ou outros crimes;
  • Promovam participação de correntes, spams ou lixo eletrônico.


As opiniões expostas não representam o posicionamento do Jornal Tradição Regional, que não se responsabiliza por eventuais danos causados pelos comentários. A responsabilidade civil e penal pelos comentários é dos respectivos autores. O usuário tem ciência e concorda expressamente com a prerrogativa de restringir quaisquer conteúdos que violem ou que possam ser interpretados como violadores às disposições do presente instrumento.

Enviado com sucesso!

Em breve, o Jornal Tradição
Regional entrará em
contato com vocé.

ok

Fechar  X

Especial JTR: Projeto social da Brigada Mirim atende 81 crianças, sendo o maior de Morro Redondo


Enviado com sucesso!

ok

Publicidade



Jornal Tradição Regional - O elo da notícia até você.

Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS

E-mail: jornaltradicao@jornaltradicao.com.br / Telefone: (53) 3281 1514

© Todos os direitos reservados