Quinta, 17 de agosto de 2017, 10:39h


Publicidade

Sicredi

Este conteúdo precisa do Adobe Flash Player instalado.

Get Adobe Flash player


Newsletter

Jornal Tradição

Ano XII - Número 568 agosto - 2017

Fechar X

Ano XII - Número 568

agosto - 2017


Galerias

Publicidade

Publicidade

Especiais

Jornal Tradição

Caderno Especial Colono e Motorista 2017 2017/07

Assine


Home Variedades

Variedades

19-05-2017

Das doceiras à cultura: Fenadoce 2017 homenageia as raízes pelotenses


Foto: Nauro Jnior

A Fenadoce 2017 está preparada para atrair turistas, criar oportunidades de emprego e, principalmente, manter viva a tradição doceiras que leva o nome de Pelotas para todo o mundo. Chegando na sua 25ª edição, a ser realizada do dia 31 de maio a 18 de junhom, a feira contará com 250 expositores e prestigiará as docerias e as raízes culturais da cidade com o tema "Doce: A Nossa Grande História", recordando a grande mistura de povos que formou Pelotas e criou a tradição doceira.


Todo o conceito e projeto cenográfico da feira está sendo produzido pelo artista plástico Madu Lopes, reconhecido por retratar as mulheres em seus trabalhos. O evento contará com um espaço interativo em que será reproduzido um pouco da história dos doces e do trabalho que as doceiras têm até hoje com a produção artesanal, buscando recontar como a história de Pelotas e o doce acabaram se encontrando nas mãos africanas, portuguesas, alemãs, italianas e francesas que chegaram à cidade séculos atrás. "O público pode esperar uma experiência estética única", resume Madu Lopes.



Neste ano a famosa "Cidade do Doce" - cenário lúdico criado para a comercialização dos doces - receberá 42 estandes com doces a um custo de R$ 3,75. Na Praça de Alimentação serão 14 lancherias e dois restaurantes. A Feira da Agricultura Familiar aumenta o seu tamanho e contará com 50 estandes, o maior número desde a sua criação. Como nos outros anos, o evento também abrirá espaço para talentos locais da dança, música, teatro e circo, atrairá shows nacionais, promoverá gincanas com escolas da região e também estimulará o comércio pelotense através do promoção "Seu Ingresso Vale Mais". O desafio nessa edição é superar os dados de 2016. No ano passando a feira recebeu 271 mil visitantes e comercializou 2 milhões e 100 mil doces.


Trajes


Formada pela rainha Fernanda Rott e as princesas Bibiana Dias e Laura Braga, a corte vestirá trajes inspirados em Pelotas, na sua cultura e na história de todos que contribuíram para a tradição doceira, recontando o passado e homenageando a “Princesa dos Campos do Sul”, aclamada nos versos do poeta Antônio Soares da Silva. A intenção, neste ano, é recordar os títulos pelotenses de “Capital Cultural do Rio Grande” e “Atenas Sul-rio- grandense”. A criação dos trajes também teve sua origem inspirada no trabalho de Madu Lopes. A partir dessa concepção, os vestidos foram confeccionados pela costureira Vera Lúcia Neves da Silva, enquanto os bordados elaborados por Maurício Guidotti. Em seu material há significados: o veludo remete às paisagens e campos verdes de Pelotas, e a renda, com bordados artesanais de tonalidade ouro, conduzem à magia desencadeada pela degustação dos doces de ovos.


Seu Ingresso Vale Mais


Criada na edição de 2016, a promoção “Seu Ingresso Vale Mais” retorna para a Fenadoce 2017. Neste ano, as lojas não associadas ao CDL também poderão participar da iniciativa. Cada visitante da Fenadoce poderá participar da ação através do ingresso adquirido para entrar no evento. Ele será a “moeda de troca” nas lojas previamente cadastradas. Através do site os consumidores poderão conhecer as lojas participantes e a promoção que cada uma oferece. Os benefícios, que são escolhidos exclusivamente pelas empresas, podem ser de diversos tipos: descontos fixos, percentagens de desconto ou compre e ganhe. Cada ingresso dá direito a um único benefício, não sendo eles cumulativos. As vantagens irão durar não só no período da Feira, mas se estenderão até 8 de julho de 2017.


Fenadoce é Show


Em parceria com a Rádio Alegria, a Fenadoce 2017 anuncia dois grandes shows nacionais para o público desta edição. Juntas, Fenadoce e Rádio Alegria, em parceria com a produtora GDO, realizarão o “Fenadoce é Show”, espaço que contará com uma estrutura com capacidade para cerca de nove mil pessoas e receberá apresentações da dupla sertaneja Henrique e Juliano, no dia 2 de junho, e ainda o “Cabaré Night Club”, no dia 17, com os cantores Leonardo e Eduardo Costa. O espaço exclusivo para os shows será montado na área externa do parque da Fenadoce. Além de ser coberto e protegido, o local será dividido em espaços como Backstage, pista VIP, Camarotes e Arena com bares, espaços de alimentação e banheiros exclusivos. Os ingressos podem ser encontrados nos seguintes pontos de venda: Lojas Hercílio (Pelotas, Rio Grande, São Lourenço do Sul, Canguçu), Ótica Osório (Pelotas) e Mundo das Capas (Pelotas). As vendas online ocorrem pelo site da Blueticket.


Fenadoce Cultural


Em mais uma edição a Fenadoce busca privilegiar e abrir espaço para os artistas da região, seja na música, dança, teatro ou circo. Neste ano serão mais de 600 apresentações culturais com recursos captados através de Leis de Incentivo à Cultura, buscando beneficiar talentos locais que, muitas vezes, encontraram na Fenadoce o seu primeiro palco e passam a prosperar a partir de então. Serão quatro palcos espalhados pela feira. A novidade para essa edição é o Espaço Multipalco, localizado na área externa do Centro de Eventos, que receberá apresentações diversas ao longo da semana e será exclusivo à tradição gaúcha aos finais de semana com a Estância Princesa do Sul, já tradicional na programação da feira.


Gincana Cultural Escolar


Para promover a integração dos alunos de escolas da região com a feira, a Gincana é uma oportunidade de diversão, aprendizado e valorização da Fenadoce. A ação é direcionada para escolas de ensino fundamental e médio e será dividida em quatro modalidades de participação: Cosplay, Desafio Just-Dance, Quiz e Concurso de Quadrinhos. Os alunos poderão participar ativamente das atividades da feira, inclusive com oficinas voltadas às modalidades, seguindo sempre o tema "Os doces certificados de Pelotas". As fichas de inscrições para as escolas interessadas estão disponíveis na Câmara de Dirigentes Lojistas de Pelotas (CDL), localizada na rua Felix da Cunha, 765, e também no site, juntamente com o regulamento da Gincana. As inscrições deverão ser encaminhadas para o e-mail escolas@fenadoce.com.br ou entregues pessoalmente ou pelo correio no endereço da CDL .


Wombo Combo


O espaço que reúne Cultura Pop, tecnologia e foi um sucesso em 2016, retorna para a programação da Fenadoce 2017. O Wombo Combo contará com Concurso de Cosplay AnimeBomb - classificatório para o YCC e WCS -, feira de quadrinhos, desafio de artistas, Just Dance à disposição para jogar, espaço de videogames, exposição de Action Figures, entre outras atrações para públicos de todas as idades.


Feira da Agricultura Familiar


Promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo do Rio Grande do Sul em parceria com a Emater e a Embrapa, a feira integra o programa Estadual de Agroindústria Familiar. Participando novamente da programação da Fenadoce, a feira possibilita que agricultores familiares possam comercializar os seus produtos às milhares de pessoas que passam pelos pavilhões do Centro de Eventos. Os estandes oferecem produtos como geléias, pães, sucos, queijos, salames, vinhos, frutas, legumes e carnes.


Festival de Moda Fenadoce


Voltado para os lojistas que estarão expondo na Fenadoce 2017, o Festival de Moda promoverá desfiles, palestras e workshops para fomentar e valorizar o segmento da moda. A intenção é de promover pelo menos dois desfiles ao longo da programação com visuais montados pelos próprios estandes que trabalham com vestuário e calçados, tudo organizado sem nenhum custo para o lojista que está participando da feira, que poderá mostrar ao público um pouco mais do seu produto.


Festival de Gastronomia Fenadoce


Focado em consolidar Pelotas como um polo gastronômico no Estado, atraindo turismo e renda, o festival chega à sua terceira edição durante a Fenadoce 2017. Buscando levar a feira para locais como escolas e outros ambientes, o festival promove palestras e oficinas, além de valorizar a culinária local incentivando o uso de produtos regionais.


Fenadoce Digital


No aplicativo Fenadoce será possível acompanhar todas as informações da feira, além de consultar mapas e a agenda cultural de todo o evento. Já o game da Fenadoce nesse ano será baseado no famoso PokemonGO. Na versão da feira você poderá buscar e capturar as formiguinha da Fenadoce.


Redator: Assessoria de Imprensa



Outras notícias desta editoria

Comentários (0)





Fechar  X

Das doceiras à cultura: Fenadoce 2017 homenageia as raízes pelotenses





O Jornal Tradição Regional não se responsabiliza pelo conteúdo do comentário e se reserva ao direito de eliminar, sem aviso prévio ao usuário, aqueles em desacordo com as normas do site ou com as leis brasileiras.


Serão vetadas as mensagens que:


  • Não tratarem do tema abordado na notícia;
  • Sejam repetidas as enviadas pelo mesmo leitor, ainda que com outras palavras;
  • Tenham intenção publicitária, de propaganda partidária, eleitoral ou comercial;
  • Tenham conteúdo ou termos obscenos ou ofensivos;
  • Incentivem racismo, discriminação, violência, medo ou outros crimes;
  • Promovam participação de correntes, spams ou lixo eletrônico.


As opiniões expostas não representam o posicionamento do Jornal Tradição Regional, que não se responsabiliza por eventuais danos causados pelos comentários. A responsabilidade civil e penal pelos comentários é dos respectivos autores. O usuário tem ciência e concorda expressamente com a prerrogativa de restringir quaisquer conteúdos que violem ou que possam ser interpretados como violadores às disposições do presente instrumento.

Enviado com sucesso!

Em breve, o Jornal Tradição
Regional entrará em
contato com vocé.

ok

Fechar  X

Das doceiras à cultura: Fenadoce 2017 homenageia as raízes pelotenses


Enviado com sucesso!

ok

Publicidade



Jornal Tradição Regional - O elo da notícia até você.

Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS

E-mail: jornaltradicao@jornaltradicao.com.br / Telefone: (53) 3281 1514

© Todos os direitos reservados