Sexta, 20 de outubro de 2017, 14:19h


Publicidade

Sicredi

Este conteúdo precisa do Adobe Flash Player instalado.

Get Adobe Flash player


Newsletter

Jornal Tradição

Ano XII - Número 578 outubro - 2017

Fechar X

Ano XII - Número 578

outubro - 2017


Galerias

Publicidade

Publicidade

Especiais

Jornal Tradição

Caderno Especial 91 Expofeira Pelotas 2017/10

Assine


Home Variedades

Variedades

19-05-2017

Capão do Leão realiza 1ª Conferência Municipal de Saúde da Mulher


A etapa municipal que discutirá e definirá propostas para o fortalecimento de ações na saúde da mulher leonense acontece neste sábado (20), a partir das 13h, no prédio do Sindicato dos Municipários de Capão do Leão, na 1ª Conferência Municipal de Saúde da Mulher. A organização é da Secretaria Municipal de Saúde, do Conselho Municipal de Saúde e do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos das Mulheres.


A edição municipal tem como objetivo analisar as prioridades constantes no documento orientador nacional e estadual de atenção integral da saúde das mulheres. Ao final, será elaborado um relatório contendo um resumo dos principais eixos de discussão da Conferência, além de nome das delegadas que representarão o município nas etapas estadual e nacional.



De acordo com a coordenadora da Atenção Básica do município, enfermeira Bruna Knob Pinto, o público feminino representa mais de 50% da população leonense - são 12.336 mulheres -, e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) tem buscado acolher, escutar e resolver, na medida do possível, as demandas que chegam aos diversos setores da pasta. “Muito se tem avançado no acesso às consultas e exames, não somente aquelas voltadas ao público feminino, mas para a população de forma geral. Para termos uma ideia, em números, são, aproximadamente, 140 gestantes no município acompanhadas nas Unidades Básicas de Saúde. Essas gestantes têm seu pré-natal de baixo risco acompanhada por um enfermeiro e por um médico, por meio de consultas intercaladas, o que tem qualificado a assistência à saúde dessas mulheres, que têm acesso a um maior numero de consultas durante o período gestacional”, explica. Ainda segundo Bruna, tem-se identificado diversas situações de risco que justificam o encaminhamento das gestantes aos serviços especializados, sendo essas acompanhadas também no pré-natal de alto risco, mas não perdendo seu vínculo com a unidade de origem.


Exame preventivo


A enfermeira explica que em relação ao acesso do exame preventivo de câncer de colo uterino, que visa identificar de forma precoce novos casos de câncer de colo de útero, de janeiro de 2017 até agora, foram realizados, em todas as UBSs, cerca de 300 coletas. Também no mesmo período foram realizadas cerca de 120 mamografias. “Essas são somente algumas das ações de saúde que tem sido intensificadas em nosso município. Tais ações constam como prioritárias no Programa Nacional de Assistência Integral à Saúde da Mulher, contudo, muito mais ainda há de ser feito. Precisamos que você, mulher leonense, nos ajude a consolidar a saúde do município. Participe das discussões nos Conselhos locais. Participe da Conferência Municipal de Saúde da Mulher. Traga suas ideias, suas dúvidas e vamos, todos juntos, desenvolver e planejar ações de saúde de acordo com as nossas necessidades locais”, concluiu.


Programação da Conferência Municipal de Saúde da Mulher:


13h: Credenciamento


13h30: Abertura solene - Apresentação cultural


14h: Composição da mesa


Eixo Central


“Saúde das Mulheres: desafios para a integralidade com Equidade”


Subtemas:


- Programa Nacional de Assistência Integral à Saúde da Mulher (PNAISM) - Avanços e Desafios;


- Protagonismo Feminino;


- Direitos e Participação Social;


15h45: Intervalo


16h: Formação dos grupos


17h30: Plenária final


18h30: Eleição dos delegados


19h: Encerramento


Redator: Tradio Regional



Outras notícias desta editoria

Comentários (0)





Fechar  X

Capão do Leão realiza 1ª Conferência Municipal de Saúde da Mulher





O Jornal Tradição Regional não se responsabiliza pelo conteúdo do comentário e se reserva ao direito de eliminar, sem aviso prévio ao usuário, aqueles em desacordo com as normas do site ou com as leis brasileiras.


Serão vetadas as mensagens que:


  • Não tratarem do tema abordado na notícia;
  • Sejam repetidas as enviadas pelo mesmo leitor, ainda que com outras palavras;
  • Tenham intenção publicitária, de propaganda partidária, eleitoral ou comercial;
  • Tenham conteúdo ou termos obscenos ou ofensivos;
  • Incentivem racismo, discriminação, violência, medo ou outros crimes;
  • Promovam participação de correntes, spams ou lixo eletrônico.


As opiniões expostas não representam o posicionamento do Jornal Tradição Regional, que não se responsabiliza por eventuais danos causados pelos comentários. A responsabilidade civil e penal pelos comentários é dos respectivos autores. O usuário tem ciência e concorda expressamente com a prerrogativa de restringir quaisquer conteúdos que violem ou que possam ser interpretados como violadores às disposições do presente instrumento.

Enviado com sucesso!

Em breve, o Jornal Tradição
Regional entrará em
contato com vocé.

ok

Fechar  X

Capão do Leão realiza 1ª Conferência Municipal de Saúde da Mulher


Enviado com sucesso!

ok

Publicidade



Jornal Tradição Regional - O elo da notícia até você.

Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS

E-mail: jornaltradicao@jornaltradicao.com.br / Telefone: (53) 3281 1514

© Todos os direitos reservados