Quinta, 19 de outubro de 2017, 06:52h


Publicidade

Sicredi

Este conteúdo precisa do Adobe Flash Player instalado.

Get Adobe Flash player


Newsletter

Jornal Tradição

Ano XII - Número 577 outubro - 2017

Fechar X

Ano XII - Número 577

outubro - 2017


Galerias

Publicidade

Publicidade

Especiais

Jornal Tradição

Caderno Especial 91 Expofeira Pelotas 2017/10

Assine


Home Variedades

Variedades

11-08-2017

Festa celebra o padroeiro de São Lourenço do Sul


Foto: Cristian Iepsen/JTR

Comunidade homenageou o santo na quinta-feira (10) com a tradicional festa que chegou à sua 134ª edição


“São Lourenço, ajudai-nos a ser como Maria: Casa da Palavra de Deus”. Com este tema, a comunidade lourenciana homenageou seu padroeiro com festa na quinta-feira (10), feriado municipal, um dia de reflexão, orações e também festivo, especialmente para os católicos.



A festa, que é uma das mais tradicionais do município chegou na 134ª edição, um ano mais antiga que a fundação do município. A programação começou já no dia 1º, com as tradicionais novenas que em todas as noites celebraram com temas diversos a preparação para a festa.


Já o dia festivo começou com programação logo pela manhã, na Igreja Matriz e em seu salão paroquial. O desfile dos brasões das comunidades para a entrada na missa festiva abriu as atividades e, em seguida, os padres Darvan Hernandez da Rosa e Valmir Vanez da Silva celebraram a missa festiva que contou também com a participação do arcebispo metropolitano. A programação contou ainda com almoço, desfiles, baile com Rota Luminosa e o tradicional chá da tarde.


Neste ano, a festa teve o comando dos festeiros José Augusto e Rosângela Silveira Rickes, José Eduardo Vieira e Márcia Hax, e Ruy Fernando Holz e Marilanda Holz. A rainha foi Anna Carolina Borges Treichel, a mini rainha Beatriz Santana Dietrich e a coordenadora Fabiola Marroni Boemeke.


Conheça o padroeiro


São Lourenço, o santo espanhol, também é conhecido como Lourenço de Huesta ou Valência. Nasceu no ano de 225 e morreu martirizado em 258, no dia 10 de agosto, em Roma. Está entre os diáconos do início da Igreja de Roma. Eles eram considerados os guardiões dos bens da Igreja.


Em 257, os cristãos começaram a ser perseguidos e mortos por ordem do Imperador Valeriano I. Em 258, o Papa Sisto II foi decapitado. Depois da morte do Papa, o Imperador exigiu que a Igreja lhe entregasse todos os seus bens, dentro de três dias. Vencido o prazo, São Lourenço entregou os bens aos pobres. Valeriano, então, com muita raiva, ordenou que Lourenço fosse queimado vivo. O santo manteve a alegria no momento da execução, mostrando sua profunda fé na vida eterna, no encontro com Jesus Cristo. Por isso, no momento mais angustiante de sua vida - aos olhos do mundo - Lourenço, feliz, dizia aos soldados: agora podem me virar, este lado já está assado. 


São Lourenço é o padroeiro do município por conta da devoção de um dos primeiros moradores locais. José Lourenço da Costa Santos, marido de Don’Anna, irmã do general farrapo Bento Gonçalves era um homem de muita fé e devoto do santo. Ele mantinha na Fazenda dos Costa Santos, hoje conhecida como Fazenda do Sobrado, uma capela ao santo e foi ele quem deu o nome ao rio que passa em frente ao casarão que, mais tarde, foi o nome dado ao município, fundado em 25 de abril de 1884.


Redator: Tradio Regional



Outras notícias desta editoria

Comentários (0)





Fechar  X

Festa celebra o padroeiro de São Lourenço do Sul





O Jornal Tradição Regional não se responsabiliza pelo conteúdo do comentário e se reserva ao direito de eliminar, sem aviso prévio ao usuário, aqueles em desacordo com as normas do site ou com as leis brasileiras.


Serão vetadas as mensagens que:


  • Não tratarem do tema abordado na notícia;
  • Sejam repetidas as enviadas pelo mesmo leitor, ainda que com outras palavras;
  • Tenham intenção publicitária, de propaganda partidária, eleitoral ou comercial;
  • Tenham conteúdo ou termos obscenos ou ofensivos;
  • Incentivem racismo, discriminação, violência, medo ou outros crimes;
  • Promovam participação de correntes, spams ou lixo eletrônico.


As opiniões expostas não representam o posicionamento do Jornal Tradição Regional, que não se responsabiliza por eventuais danos causados pelos comentários. A responsabilidade civil e penal pelos comentários é dos respectivos autores. O usuário tem ciência e concorda expressamente com a prerrogativa de restringir quaisquer conteúdos que violem ou que possam ser interpretados como violadores às disposições do presente instrumento.

Enviado com sucesso!

Em breve, o Jornal Tradição
Regional entrará em
contato com vocé.

ok

Fechar  X

Festa celebra o padroeiro de São Lourenço do Sul


Enviado com sucesso!

ok

Publicidade



Jornal Tradição Regional - O elo da notícia até você.

Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS

E-mail: jornaltradicao@jornaltradicao.com.br / Telefone: (53) 3281 1514

© Todos os direitos reservados