Sábado, 16 de dezembro de 2017, 14:44h


Publicidade

Sicredi

Este conteúdo precisa do Adobe Flash Player instalado.

Get Adobe Flash player


Newsletter

Jornal Tradição

Ano XII - Número 586 dezembro - 2017

Fechar X

Ano XII - Número 586

dezembro - 2017


Galerias

Publicidade

Especiais

Jornal Tradição

Caderno Especial 91ª Expofeira Pelotas 2017/10

Receitas

Bolo de Caneca

Assine


Home Variedades

Variedades

11-08-2017

Canguçuenses irão à Itália para encontro da Família Telesca


Foto: Felipe Madeira/JTR Avós do advogado Adriano Telesca Mota chegaram ao Brasil no século passado, se instalaram em Canguçu e fundaram o Hotel Brasil, no Centro da cidade

Nos dias 27, 28 e 29 de agosto, um grupo de canguçuenses estará na Itália para participar da primeira reunião da Família Telesca, chamada pelos italianos de Primo Incontro Internazionale dei Telesca Sant’llario (PZ), após um século da imigração para o Brasil. A festa prolongada acontecerá na Vila de Sant’ilario di Atella, província de Potenza, nos arredores de Avigliano. Cerca de 250 italianos participarão do encontro, além de 13 gaúchos, dos quais nove são canguçuenses, dois de Garibaldi e outros dois são de Porto Alegre.


O advogado Adriano Telesca Motta, que está à frente do grupo, compartilha a história da sua família. “Os meus avós, Domenico Canio Telesca e Catherina Ciruzzi Telesca, chegaram ao Brasil no século passado, se instalaram em Canguçu e fundaram o Hotel Brasil, prédio que fica na rua Silveira Martins, no Centro da cidade”, recorda. O restante da família ficou na Itália e a comunicação foi mantida por meio de cartas até o começo da Segunda Guerra Mundial, na década de 1940, quando Brasil e Itália não dialogavam devido à situação política da época.



Em 1948, com o final da Segunda Guerra Mundial, chegaram à Canguçu algumas cartas da Itália, com mensagens de pedido de apoio de um povo que se encontrava em uma situação muito precária, com casas destruídas devido às bombas, além da pobreza que levou muitos a não ter sequer roupas para vestir. “Juntaram caixas de roupas no Hotel Brasil e as levaram até Rio Grande, onde entregaram para o Vapor realizar o transporte”, relembra Mota.


Os canguçuenses que participarão para o encontro passarão uma semana na Vila de Sant’ilário e aproveitarão o momento para o lançamento de seus livros em solo italiano:


“A Sabedoria dos Adágios”, de Luiz Geraldo Telesca Mota, que reúne uma série de ensinamentos que servem de conselhos e são passados de geração em geração, dotados de uma mensagem atemporal;


“2038”, de Maximiliano Telesca Motta, obra que, por meio da ficção, apresenta um país chamado Lisarb - Brasil ao contrário – que, no ano de 2038, alcança o crescimento econômico contínuo, tendo um presidente com 90% de aprovação que o leva finalmente a ter um lugar entre as grandes potências. Sustentando esse progresso, porém, está o sistema de approach, o qual leva toda a sociedade a rever pensamentos como “o que eu ganho com isso?” e traz um modo correto de ganho;


“Sobre Arroz em Casca e Milho em Espiga”, de José Ney Telesca, trata sobre a necessidade de mudança de conceito na agricultura brasileira, defendendo que não basta somente produzir, mas também é necessário agregar valores com beneficiamento e melhor comercializar os produtos primários.


O advogado canguçuense Adriano Telesca Mota participará como tradutor dos livros e fará uma conferência sobre o tema “Importação Italiana no Brasil: Aspectos Históricos e o Desenvolvimento do Brasil Pós Imigração”.


Os gaúchos que participarão do encontro


De Canguçu:


Adriano Telesca Mota e esposa Stela Maris Telesca


Luiz Geraldo Telesca Mota e esposa Laura Telesca


José Ney Telesca


Marlene Telesca Fonseca


Claudia Telesca Patzlaff


Maximiliano Telesca Motta e esposa Sonia Telesca


De Garibaldi:


Maria Helena Telesca Mattos


De Porto Alegre:


Milton Telesca e Madalena Telesca


Dos Estados Unidos:


Cesar Telesca


Redator: Tradição Regional



Outras notícias desta editoria

Comentários (0)





Fechar  X

Canguçuenses irão à Itália para encontro da Família Telesca





O Jornal Tradição Regional não se responsabiliza pelo conteúdo do comentário e se reserva ao direito de eliminar, sem aviso prévio ao usuário, aqueles em desacordo com as normas do site ou com as leis brasileiras.


Serão vetadas as mensagens que:


  • Não tratarem do tema abordado na notícia;
  • Sejam repetidas as enviadas pelo mesmo leitor, ainda que com outras palavras;
  • Tenham intenção publicitária, de propaganda partidária, eleitoral ou comercial;
  • Tenham conteúdo ou termos obscenos ou ofensivos;
  • Incentivem racismo, discriminação, violência, medo ou outros crimes;
  • Promovam participação de correntes, spams ou lixo eletrônico.


As opiniões expostas não representam o posicionamento do Jornal Tradição Regional, que não se responsabiliza por eventuais danos causados pelos comentários. A responsabilidade civil e penal pelos comentários é dos respectivos autores. O usuário tem ciência e concorda expressamente com a prerrogativa de restringir quaisquer conteúdos que violem ou que possam ser interpretados como violadores às disposições do presente instrumento.

Enviado com sucesso!

Em breve, o Jornal Tradição
Regional entrará em
contato com vocé.

ok

Fechar  X

Canguçuenses irão à Itália para encontro da Família Telesca


Enviado com sucesso!

ok


Jornal Tradição Regional - O elo da notícia até você.

Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS

E-mail: jornaltradicao@jornaltradicao.com.br / Telefone: (53) 3281 1514

© Todos os direitos reservados