Quinta, 17 de agosto de 2017, 10:50h


Publicidade

Sicredi

Este conteúdo precisa do Adobe Flash Player instalado.

Get Adobe Flash player


Newsletter

Jornal Tradição

Ano XII - Número 568 agosto - 2017

Fechar X

Ano XII - Número 568

agosto - 2017


Galerias

Publicidade

Publicidade

Especiais

Jornal Tradição

Caderno Especial Colono e Motorista 2017 2017/07

Assine


Home Variedades

Variedades

11-08-2017

Muro de contenção de água deixa moradores de Capão do Leão apreensivos em dias de chuva  


Foto: Gerson Baldassari/JTR Viso de cima da obra, ao fundo da rua Bernardino Moreira dos Santos

A construção de um muro de dois metros de altura para direcionar a saída de água pluvial por debaixo dos trilhos, em caso de chuva torrencial, construída pela Empresa de Transporte Ferroviário América Latina Logística (ALL-RUMO), tem preocupado moradores da Vila Real e do Loteamento Municipal, situados próximo aos trilhos. Essas duas localidades foram atingidas na enchente do ano de 2009. Os trilhos formam uma barreira de contenção ao escoamento das águas até encontrarem a única saída d’água, uma fenda construída de concreto por debaixo dos trilhos.


Entretanto, para a ALL-RUMO, o muro serve para direcionar a água até a fenda aberta por debaixo dos trilhos, mas os moradores contestam a hipótese e acreditam que o muro servirá como uma barreira adicional em caso de chuvas torrenciais, aumentando o risco de outra enchente, ainda maior que a anterior.



Rosa Neli Nunes, de 61 anos, mora na rua Bernardino Moreira dos Santos há 10 anos e foi uma das vítimas da última enchente. “Minha casa entrou água acima de um metro de altura, foi horrível. Sou pobre e ganho apenas um salário mínimo, que mal dá pra me manter. Na enchente anterior, perdi quase todos os meus móveis e não quero passar novamente por isso. Acho que essa obra não foi uma boa ideia da empresa de transporte ferroviário”, contesta.


Tânia Furtado, 51, cresceu na localidade. Ela e seus três filhos moram em um chalé, que até hoje possui as marcas da última enchente. “Assim como aconteceu com outros moradores, minha casa também foi invadida pelas águas da enchente de 2009. Não sou uma pessoa conhecedora de obras, mas tenho a mesma opinião da grande maioria dos moradores. Essa parede vai conter ainda mais as águas que descem da pedreira municipal em direção ao Arroio Padre Doutor. Como nossa comunidade fica bem próxima aos trilhos, que servem como barreira de contenção d’água, nesse caso, somente a construção de outras saídas iguais a que já temos resolveria nosso problema”, destaca.


Entenda o caso


Em 2012, o Ministério Público Federal (MPF) instalou um inquérito civil contra a América Latina Logística, a pedido da Prefeitura e da Câmara de Vereadores, com apoio de moradores, solicitando a construção de mais galerias.


Perante o MPF, a ALL alegou que a enchente não é causada pela construção da linha férrea, mas sim pela urbanização desordenada da cidade. Um estudo técnico apresentado pelo município e por perito do MPF contestou a alegação da ALL.


O processo continua em tramitação na esfera federal e com a construção da parede, que, na opinião dos moradores, servirá como uma barreira que impedirá o fluxo normal das águas, novos pareceres deverão ser solicitados pela Justiça Federal.


Redator: Tradio Regional



Outras notícias desta editoria

Comentários (0)





Fechar  X

Muro de contenção de água deixa moradores de Capão do Leão apreensivos em dias de chuva  





O Jornal Tradição Regional não se responsabiliza pelo conteúdo do comentário e se reserva ao direito de eliminar, sem aviso prévio ao usuário, aqueles em desacordo com as normas do site ou com as leis brasileiras.


Serão vetadas as mensagens que:


  • Não tratarem do tema abordado na notícia;
  • Sejam repetidas as enviadas pelo mesmo leitor, ainda que com outras palavras;
  • Tenham intenção publicitária, de propaganda partidária, eleitoral ou comercial;
  • Tenham conteúdo ou termos obscenos ou ofensivos;
  • Incentivem racismo, discriminação, violência, medo ou outros crimes;
  • Promovam participação de correntes, spams ou lixo eletrônico.


As opiniões expostas não representam o posicionamento do Jornal Tradição Regional, que não se responsabiliza por eventuais danos causados pelos comentários. A responsabilidade civil e penal pelos comentários é dos respectivos autores. O usuário tem ciência e concorda expressamente com a prerrogativa de restringir quaisquer conteúdos que violem ou que possam ser interpretados como violadores às disposições do presente instrumento.

Enviado com sucesso!

Em breve, o Jornal Tradição
Regional entrará em
contato com vocé.

ok

Fechar  X

Muro de contenção de água deixa moradores de Capão do Leão apreensivos em dias de chuva  


Enviado com sucesso!

ok

Publicidade



Jornal Tradição Regional - O elo da notícia até você.

Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS

E-mail: jornaltradicao@jornaltradicao.com.br / Telefone: (53) 3281 1514

© Todos os direitos reservados