Sexta, 24 de novembro de 2017, 16:44h


Publicidade

Sicredi

Este conteúdo precisa do Adobe Flash Player instalado.

Get Adobe Flash player


Newsletter

Jornal Tradição

Ano XII - Número 583 novembro - 2017

Fechar X

Ano XII - Número 583

novembro - 2017


Galerias

Publicidade

Especiais

Jornal Tradição

Caderno Especial 91 Expofeira Pelotas 2017/10

Receitas

Granola caseira

Assine


Home Variedades

Variedades

21-10-2017

Sindilojas Pelotas entrega o Troféu Comendador Raphael Mazza a homenageados  


Foto: JTR Os quatro homenageados da noite

Com informações da Assessoria de Imprensa


Na última quinta-feira (19), o Sindicato do Comércio Varejista de Pelotas realizou a cerimônia de entrega do Troféu Comendador Raphael Mazza, como forma de homenagear a pessoas e instituições consideradas relevantes ao setor, além de comemorar os 42 anos da entidade. 



Na segunda edição do Troféu, os homenageados da noite foram o prefeito de Jaguarão, Favio Marcel Telis Gonzales, a presidente da Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul), Simone Diefenthalaer Leite, o empresário Ricardo Pedro Klein e ao administrador das Lojas Sulpar, Cleiton Martins Reis. 


De acordo com Reis, há um significado muito importante receber o Troféu, pois além de carregar a memória do Comendador, também é um coroamento do trabalho feito ao longo dos anos com a família. “As empresas foram criadas para ajudar a minha família e hoje, estou ajudando outras famílias também”, comentou, falando também sobre a responsabilidade com a sociedade em que está inserido e a gratificação de receber esse reconhecimento pelo Sindilojas. 


“Receber tal honraria de alguém que foi tão visionário para nossa região, não há palavras para expressar tamanha emoção e sentimento”, disse o prefeito Favio Telis, que também ressaltou a dificuldade nos dias atuais de ser político e fazer política, sendo que como presidente da Azonasul, vem realizando um trabalho com honestidade, unindo a comunidade e municípios para o bem comum. 


Para a presidente Simone Leite, receber o Troféu aumenta mais a responsabilidade “O reconhecimento é o combustível para que possamos seguir em frente, fazendo sempre um trabalho voltado para a sociedade do Rio Grande do Sul”. Ainda, ela comentou que o trabalho da Federasul já vem sendo reconhecido não só pela classe empresarial, pelos resultados alcançados, mas também pela classe política. 


Segundo o presidente do Sindilojas de Pelotas, Gilmar Tadeu Bazanella, poder homenagear as pessoas é uma alegria, pois todos ali prestam um papel importante para a cidade, como a oportunidades de empregos para o fomento da região e olhar visionário de Cleiton Reis, o engajamento da Azonasul para conquistas que alcançam toda a comunidade, na liderança de Favio Telis, com a dedicação da presidente Simone Diefenthalaer Leite, de congregar o setor, e o reconhecimento ao trabalho realizado pelo empresário Ricardo Klein, que há 35 anos é diretor do Sindilojas/Pelotas. 


Sobre Raphael Mazza


Raphael Mazza nasceu em Torre Del Greco, perto de Nápoles, na Itália, e veio para o Brasil em 1898, aos 13 anos, a bordo do navio Rosário. Trabalhou em São Paulo por um breve período, partindo depois para o Rio de Janeiro. Lá, viu os gaúchos que acompanhavam Pinheiro Machado usando grandes palas e decidiu embarcar em um navio rumo ao estado mais meridional do Brasil.


Logo em sua chegada, usando de todo o seu espírito comerciante, começou a vender de casa em casa rendas e vestidos que encantavam o público feminino. Com seus vinte e poucos anos, já com o desejo de vir para Pelotas, conheceu em Porto Alegre o filho de um general residente na cidade, de quem salvou a vida. Pela atitude, foi recebido em Pelotas pela distinta família, que como forma de agradecimento lhe indicou outras famílias conhecidas para que vendesse seus produtos. Foi assim que chegou a casa daquela que seria sua futura esposa, Dona Branca. Casaram nos primeiros anos do século XX e tiveram quatro filhos: Mila, Amelina, Geraldo e Rafael. Sua vida era dedicada à família, ao trabalho e à Igreja Católica, sendo torcedor do Esporte Clube Pelotas.


Em 1907, Raphael Mazza abriu sua primeira loja “Ao Bazar da Moda”, que logo depois passou a se chamar Bazar da Moda e posteriormente se tornaria conhecida como Lojas Mazza.


Uma das pioneiras na adoção do crediário como forma de pagamento, o Bazar da Moda também foi uma das primeiras lojas a aceitar mulheres como funcionárias e a cortar o hábito dos clientes de desejar que as mercadorias fossem levadas às suas casas para serem escolhidas.


Em 1939, quando a loja completava seus 32 anos, foi inaugurado em Pelotas o Edifício Glória, na esquina entre as ruas Andrade Neves e Floriano Peixoto, o primeiro prédio de cimento armado da cidade e o mais alto e moderno edifício de Pelotas da época. No mesmo ano, o Bazar da Moda ocupou as dependências térreas e a sobreloja, tornando-se o maior estabelecimento de modas do sul do estado.


Sua vitrine era seu cartão de visitas, sendo uma exposição permanente de tudo que havia de moderno em confecções, artigos para homens, crianças e perfumaria estrangeira e nacional, tendo como fornecedores as fábricas mais credenciadas do Brasil, Itália, França, Inglaterra e Alemanha e satisfazendo gostos dos mais comuns aos mais refinados.


Em um texto italiano de 1925, que relata os 50 anos da imigração italiana, Raphael Mazza é retratado como um verdadeiro expoente da classe comercial de Pelotas, que tendo um início difícil soube, com firmeza de propósitos, vencer e agregar em torno de seu nome estima, crédito e simpatia, tendo por princípio, tanto nos negócios como na vida privada, um programa retilíneo de seriedade, correção e elegância. 


Na década de 1950, quando a loja era extremamente lucrativa, sua diretoria comprou três antigas charqueadas à margem do arroio Pelotas, duas delas para dois diretores, filhos do fundador, e a outra para abrigar a Colônia de Férias Dona Branca Dias Mazza, uma homenagem à esposa de Raphael, que faleceu em 1935. As charqueadas Santa Rita e São João, que hoje fazem parte do circuito turístico histórico de Pelotas, ficaram como tradição para a cidade, junto à tradicional chegada do Papai Noel, também criada pelo Bazar da Moda.


Em 1957, o Bazar da Moda transformou-se em Sociedade Anônima, adquirindo o nome de Lojas Mazza S.A.Raphael Mazza foi um comerciante pelotense, mas com a cabeça sempre focada no progresso de São Paulo, cidade que tanto conhecia. Pensava e realizava grande, tendo recebido o título de Comendador pelo Vaticano e de Cavaliere, pelo governo italiano.


“Seu Mazza”, como era chamado pelos amigos e funcionários, faleceu em 1970, aos 86 anos, quando possuía várias Lojas Mazza e mais de 100 funcionários. Em sinal de respeito, quando seu cortejo passou pela Rua Andrade Neves, onde já se situava a maior parte do comércio de Pelotas, todas as lojas fecharam suas cortinas de ferro.


Redator: Tradio Regional



Outras notícias desta editoria

Comentários (0)





Fechar  X

Sindilojas Pelotas entrega o Troféu Comendador Raphael Mazza a homenageados  





O Jornal Tradição Regional não se responsabiliza pelo conteúdo do comentário e se reserva ao direito de eliminar, sem aviso prévio ao usuário, aqueles em desacordo com as normas do site ou com as leis brasileiras.


Serão vetadas as mensagens que:


  • Não tratarem do tema abordado na notícia;
  • Sejam repetidas as enviadas pelo mesmo leitor, ainda que com outras palavras;
  • Tenham intenção publicitária, de propaganda partidária, eleitoral ou comercial;
  • Tenham conteúdo ou termos obscenos ou ofensivos;
  • Incentivem racismo, discriminação, violência, medo ou outros crimes;
  • Promovam participação de correntes, spams ou lixo eletrônico.


As opiniões expostas não representam o posicionamento do Jornal Tradição Regional, que não se responsabiliza por eventuais danos causados pelos comentários. A responsabilidade civil e penal pelos comentários é dos respectivos autores. O usuário tem ciência e concorda expressamente com a prerrogativa de restringir quaisquer conteúdos que violem ou que possam ser interpretados como violadores às disposições do presente instrumento.

Enviado com sucesso!

Em breve, o Jornal Tradição
Regional entrará em
contato com vocé.

ok

Fechar  X

Sindilojas Pelotas entrega o Troféu Comendador Raphael Mazza a homenageados  


Enviado com sucesso!

ok


Jornal Tradição Regional - O elo da notícia até você.

Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS

E-mail: jornaltradicao@jornaltradicao.com.br / Telefone: (53) 3281 1514

© Todos os direitos reservados