Sábado, 16 de dezembro de 2017, 14:54h


Publicidade

Sicredi

Este conteúdo precisa do Adobe Flash Player instalado.

Get Adobe Flash player


Newsletter

Jornal Tradição

Ano XII - Número 586 dezembro - 2017

Fechar X

Ano XII - Número 586

dezembro - 2017


Galerias

Publicidade

Especiais

Jornal Tradição

Caderno Especial 91ª Expofeira Pelotas 2017/10

Receitas

Bolo de Caneca

Assine


Home Variedades

Variedades

04-12-2017

Containers para a coleta seletiva serão instalados no dia 15 em Piratini


Foto: Nael Rosa/JTR O container marrom é de resíduo orgânico e o verde é o de resíduo reciclável

A Lei 12.305/10, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos é de 2010 e contém instrumentos importantes para permitir o avanço necessário ao país no enfrentamento dos principais problemas ambientais, sociais e econômicos decorrentes do manejo inadequado dos resíduos sólidos.


Ela, a lei, prevê a prevenção e a redução de resíduos, tendo como proposta a prática de hábitos de consumo sustentável e um conjunto de instrumentos para propiciar o aumento da reciclagem e da reutilização dos resíduos sólidos e a destinação ambientalmente adequada dos rejeitos.



Pela determinação, é obrigação dos municípios implantarem a estrutura para que todo esse processo seja possível e viável, mas por exatos seis anos Piratini, assim como a maioria das cidades do Brasil ignorou essa exigência e, agora a administração municipal vai dar os primeiros passos planejados no início do ano.


Partindo da Secretaria de Meio Ambiente e do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente, com o aval do prefeito Vitor Ivan Rodrigues, a pasta e o Conselho da área estão realizando ações que fomentem a coleta seletiva no município.


“De acordo com a política nacional para o tema, a implantação da coleta seletiva é do município e metas referentes a ela fazem parte do conteúdo mínimo que deve constar nos planos de gestão integrada de resíduos sólidos”, explicou André Lopes Pereira, o Deca, secretário de Meio Ambiente.


Uma das principais ações para a implantação das exigências é a instalação de containers de coleta seletiva de lixo que já foram adquiridos pela prefeitura e serão instalados e pontos que estão sendo estudados e estratégicos até o dia 15 de dezembro. A grande maioria deve ser fixada em duplas ao longo das duas principais avenidas que cortam o Centro histórico: Maurício Cardoso e Gomes Jardim.


Para uma melhor orientação da população, o container verde terá um adesivo  escrito: Resíduos recicláveis, onde poderão ser depositados materiais como, papel plástico, metal e vidro.


O outro container, de cor marrom, terá um adesivo escrito “resíduo orgânico”, onde poderão ser depositados materiais que não podem ser reciclados, tais como, lixos de banheiro, cascas de frutas e verduras, restos de comida, erva-mate e outros. 


“Com a realização da coleta seletiva, os habitantes estarão realizando a sua parte para colaborar com a melhoria da saúde e da qualidade do meio ambiente da nossa cidade e, tão importante quanto, estarão contribuindo com os cooperados da Coopiratini, os quais geram renda para as suas famílias através da venda de materiais recicláveis”, chama a atenção o secretário.


Ele disse que a próxima ação é articular a campanha de fomentação da cooperativa, para que todos os habitantes a conheçam e realizem a separação de seus resíduos recicláveis, sabendo que o mesmo terá um destino correto.


Deca aproveitou para agradecer a colaboração da população piratiniense nas duas coletas de lixo eletrônicos organizadas pela respectiva Secretaria neste ano e completou dizendo que aguarda a mesma adesão para os eventos que serão organizados no ano que vem. 


Redator: Tradição Regional



Outras notícias desta editoria

Comentários (0)





Fechar  X

Containers para a coleta seletiva serão instalados no dia 15 em Piratini





O Jornal Tradição Regional não se responsabiliza pelo conteúdo do comentário e se reserva ao direito de eliminar, sem aviso prévio ao usuário, aqueles em desacordo com as normas do site ou com as leis brasileiras.


Serão vetadas as mensagens que:


  • Não tratarem do tema abordado na notícia;
  • Sejam repetidas as enviadas pelo mesmo leitor, ainda que com outras palavras;
  • Tenham intenção publicitária, de propaganda partidária, eleitoral ou comercial;
  • Tenham conteúdo ou termos obscenos ou ofensivos;
  • Incentivem racismo, discriminação, violência, medo ou outros crimes;
  • Promovam participação de correntes, spams ou lixo eletrônico.


As opiniões expostas não representam o posicionamento do Jornal Tradição Regional, que não se responsabiliza por eventuais danos causados pelos comentários. A responsabilidade civil e penal pelos comentários é dos respectivos autores. O usuário tem ciência e concorda expressamente com a prerrogativa de restringir quaisquer conteúdos que violem ou que possam ser interpretados como violadores às disposições do presente instrumento.

Enviado com sucesso!

Em breve, o Jornal Tradição
Regional entrará em
contato com vocé.

ok

Fechar  X

Containers para a coleta seletiva serão instalados no dia 15 em Piratini


Enviado com sucesso!

ok


Jornal Tradição Regional - O elo da notícia até você.

Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS

E-mail: jornaltradicao@jornaltradicao.com.br / Telefone: (53) 3281 1514

© Todos os direitos reservados