Segunda, 25 de junho de 2018, 14:57h


Publicidade

Trilegal
Sicredi
Tordilho

Este conteúdo precisa do Adobe Flash Player instalado.

Get Adobe Flash player


Newsletter

Jornal Tradição

Ano XIII - Número 613 junho - 2018

Fechar X

Ano XIII - Número 613

junho - 2018


Galerias

Publicidade

Especiais

Jornal Tradição

Caderno Especial 161 anos de Canguu 2018/06

Receitas

Sopa paraguaia

Assine


Home Variedades

Variedades

09-03-2018

Para celebrar as origens, 2ª Deutsches Fest de Pelotas acontece no dia 17


Foto: Carina Reis/JTR Organizadores e corte intensificam divulgao faltando poucos dias para o evento

Neste mês, a população da Zona Sul pode marcar na agenda um dia para enaltecer a cultura alemã. A Deutsches Fest chega à sua segunda edição e o evento será no dia 17 de março, sábado, às 21h, na Sociedade Recreativa XV de Julho, localizada no bairro Três Vendas de Pelotas. Nos últimos dias, os organizadores Arthur Kuhn, Luiz Fernando Dillmann e Vanderlei Winke, acompanhados da corte - formada pela rainha Fernanda Bervaldt e pelas princesas Martina Prietsch e Daiana Scheutzow - intensificaram a divulgação do evento pela região.


No ano passado, a primeira edição surpreendeu positivamente os amigos. “Isso surgiu de uma conversa e o nosso foco principal foi resgatar a cultura e a tradição alemã, que estava meio esquecida na nossa cidade. Daí começamos a organizar”, relembra Kuhn, que completa: “Queríamos fazer um baile com um público pequeno, mas tivemos uma surpresa grande. Fomos muito bem acolhidos, os patrocinadores acreditaram na nossa ideia”.



Da expectativa de 400 pessoas, o público chegou a, aproximadamente, 1.100 participantes. A divulgação, além de Pelotas, foi feita também nas cidades vizinhas, como São Lourenço do Sul, Canguçu, Arroio do Padre e Morro Redondo. “Essas cidades do interior têm festas de comunidades e sempre vai muita gente. Fizemos uma boa divulgação”, explica Dillmann.


Para este ano, a festa está sendo organizada com base em diversas novidades, a começar pelas soberanas. “Todas as festas alemãs do nosso Estado têm corte, daí surgiu a ideia”, justifica Kuhn. As meninas destacam que estiveram presentes nos eventos da região nos últimos meses, em um amplo trabalho de propagação da Deutsches.


A rainha Fernanda destaca a realização do desfile temático, um dos pontos inéditos da festa, que percorrerá as principais ruas da cidade, com saída do XV de Julho, às 14h do sábado. O primeiro carro levará a corte, seguido dos ônibus das bandas e de um caminhão com os artistas se apresentando ao longo do trajeto. O restante do cortejo será formado por aqueles que desejarem acompanhar o desfile.


“Optamos por valorizar uma banda local e também trazer uma banda que já é típica de outras festas”, argumenta Fernanda sobre os critérios de escolha das atrações musicais. O público poderá festejar e dançar ao som das bandas Sul Brass e Super Banda Choppão. A primeira se apresenta às 21h para a segunda subir ao palco às 1h30. Também às 21h iniciam as apresentações de grupos de danças folclóricas, antes do início do baile. No intervalo entre as bandas, as apresentações retornam para o salão.


Os ingressos já estão sendo vendidos em pontos espalhados pela cidade, como a Studio CDs, no Calçadão de Pelotas, rua Andrade Neves, nº 1.900, loja 2. Pelo valor de R$ 20, é possível garantir o ingresso antecipado e um caneco personalizado da festa. Na hora, o valor permanece o mesmo, porém sem o caneco. E em uma festa alemã não poderia ser diferente: haverá comercialização de chopp Ralf Beer em copo e barril de 10 e 15 litros. Opções de gastronomia típica também serão ofertadas, da batata frita, passando pelas cucas e linguiça, até o famoso rivelsback (bolinho de batata).


Para a cidade, a rainha tem a festa como uma forma de resgate. “Eu vejo essa cultura muito forte em outras cidades próximas de nós e, por aqui, acaba sendo esquecida”, define Fernanda. “Além de trazer público de outras localidades”, completa Dillmann.


Vanderlei Winke indica a valorização da música típica como um dos diferenciais do evento. “Atrai muita gente e isso, para nós, é fundamental”, diz. “Queremos resgatar a origem e cultura alemã. Neste dia, queremos comemorar aquilo que os nossos antepassados nos deixaram, a alegria, a diversão, a dança e a gastronomia”, define o trio sobre as motivações da Deutsches Fest, enfatizando também a importância da divulgação e da aposta dos apoiadores no evento.


Reservas e informações podem ser feitas pelos telefones (53) 99167-6596, (53) 98466-1175 e (53) 98101-4760. Para aqueles que moram nas cidades vizinhas, através dos contatos indicados poderão ser organizadas as excursões, que contarão com ajuda de custo. Excursões saindo de São Lourenço do Sul e Arroio do Padre já estão confirmadas.


Redator: Tradio Regional



Outras notícias desta editoria

Comentários (0)





Fechar  X

Para celebrar as origens, 2ª Deutsches Fest de Pelotas acontece no dia 17





O Jornal Tradição Regional não se responsabiliza pelo conteúdo do comentário e se reserva ao direito de eliminar, sem aviso prévio ao usuário, aqueles em desacordo com as normas do site ou com as leis brasileiras.


Serão vetadas as mensagens que:


  • Não tratarem do tema abordado na notícia;
  • Sejam repetidas as enviadas pelo mesmo leitor, ainda que com outras palavras;
  • Tenham intenção publicitária, de propaganda partidária, eleitoral ou comercial;
  • Tenham conteúdo ou termos obscenos ou ofensivos;
  • Incentivem racismo, discriminação, violência, medo ou outros crimes;
  • Promovam participação de correntes, spams ou lixo eletrônico.


As opiniões expostas não representam o posicionamento do Jornal Tradição Regional, que não se responsabiliza por eventuais danos causados pelos comentários. A responsabilidade civil e penal pelos comentários é dos respectivos autores. O usuário tem ciência e concorda expressamente com a prerrogativa de restringir quaisquer conteúdos que violem ou que possam ser interpretados como violadores às disposições do presente instrumento.

Enviado com sucesso!

Em breve, o Jornal Tradição
Regional entrará em
contato com vocé.

ok

Fechar  X

Para celebrar as origens, 2ª Deutsches Fest de Pelotas acontece no dia 17


Enviado com sucesso!

ok


Jornal Tradição Regional - O elo da notícia até você.

Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS

E-mail: jornaltradicao@jornaltradicao.com.br / Telefone: (53) 3281 1514

© Todos os direitos reservados