Segunda, 25 de março de 2019, 00:48h


Publicidade

Tordilho
Sicredi

Este conteúdo precisa do Adobe Flash Player instalado.

Get Adobe Flash player


Newsletter

Jornal Tradição

Ano XII - Número 652 março - 2019

Fechar X

Ano XII - Número 652

março - 2019


Galerias

Publicidade

Especiais

Jornal Tradição

Caderno Especial de Aniversário de Arroio Grande 2019/03

Assine


Home Variedades

Variedades

11-01-2019

Após 40 anos, ex-fuzileiros do Exército da Classe de Jaguarão em 1978 se reencontram 


Foto: Gerson Baldassari/JTR Em Pelotas, grupo realizou o segundo encontro

Aconteceu no dia 4 de janeiro, no bairro Santa Terezinha, em Pelotas, o segundo encontro dos ex-fuzileiros da 2ª Cia do 33º Batalhão de Infantaria Motorizada (33º BI MTZ) que prestaram serviço ao exército em 1978, em Jaguarão. Na época, no regime militar, ônibus transportavam centenas de recrutas selecionados de Pelotas e região para servir ao Exército. 


Atualmente, o 33º BI MTZ está instalado em Cascavel (PR). Nas antigas dependências do batalhão, está o 12º Regimento de Cavalaria Mecanizada (12º RCM). Com idades próximas aos 60 anos, e com histórias para contar, muitos amigos se emocionaram ao rever colegas de fardas após 40 anos. O grupo está se estruturando e buscando contatos via internet, com objetivo de resgatar os antigos colegas espalhados pelo Brasil. 



Com a baixa do Exército, ocorrida em janeiro de 1979, o grupo da 2º Cia se dispersou. Alguns seguiram a carreira militar, e grande parte dos fuzileiros seguiu normalmente a vida civil. Em 2007, foi criado um blog denominado “Fuzileiros Jaguarão – turma de 1978”, com objetivo de resgatar soldados que estão espalhados por diversos lugares. “Queremos saber como estão, o que fazem e como vivem”, explicou Luiz Alberto Centeno Amaral, hoje, advogado e criador do blog. 


Outro soldado da época e agora pastor evangelho, Rogério Antônio Lima Ruzicki, está encarregado de manter contato com os ex-fuzileiros, através do WhatsApp. “Queremos montar uma associação para proporcionarmos ajuda aos nossos amigos que mais necessitam. Nem todos tiveram sorte ou souberam aproveitar as oportunidades da vida. Temos casos de amigos que estão com a saúde debilitada. Queremos fazer alguma coisa por esses irmãos que estiveram ao nosso lado, servindo ao Exército Brasileiro e compartilhando alegrias e frustrações nos nossos 18 anos de idade. Quantos sonhos na época”, disse Ruzick, relembrando a vontade de mudar as coisas e de fazer acontecer.


Principais fatos de destaque em 1978


Em 1978, o presidente da República era o general Ernesto Geisel, que governou o Brasil pela Aliança Renovadora Nacional (ARENA). Também, nessa época, nasceu o primeiro bebê de proveta na Inglaterra, Louise Brown. Foi o ano das discotecas e da morte do Papa João Paulo I, assumindo o papado, Karol Wojtyla, que adotou o pseudônimo de João Paulo II.


Os organizadores preveem para o mês de maio um novo encontro, desta vez, com um maior número de participantes. A estimativa é de que ocorra em Jaguarão, onde relembram o carinho receptivo do povo local. Uma época que deixou marcas e saudades na vida dos fuzileiros que por lá passaram.


 

Redator: Tradição Regional



Outras notícias desta editoria

Comentários (0)





Fechar  X

Após 40 anos, ex-fuzileiros do Exército da Classe de Jaguarão em 1978 se reencontram 





O Jornal Tradição Regional não se responsabiliza pelo conteúdo do comentário e se reserva ao direito de eliminar, sem aviso prévio ao usuário, aqueles em desacordo com as normas do site ou com as leis brasileiras.


Serão vetadas as mensagens que:


  • Não tratarem do tema abordado na notícia;
  • Sejam repetidas as enviadas pelo mesmo leitor, ainda que com outras palavras;
  • Tenham intenção publicitária, de propaganda partidária, eleitoral ou comercial;
  • Tenham conteúdo ou termos obscenos ou ofensivos;
  • Incentivem racismo, discriminação, violência, medo ou outros crimes;
  • Promovam participação de correntes, spams ou lixo eletrônico.


As opiniões expostas não representam o posicionamento do Jornal Tradição Regional, que não se responsabiliza por eventuais danos causados pelos comentários. A responsabilidade civil e penal pelos comentários é dos respectivos autores. O usuário tem ciência e concorda expressamente com a prerrogativa de restringir quaisquer conteúdos que violem ou que possam ser interpretados como violadores às disposições do presente instrumento.

Enviado com sucesso!

Em breve, o Jornal Tradição
Regional entrará em
contato com vocé.

ok

Fechar  X

Após 40 anos, ex-fuzileiros do Exército da Classe de Jaguarão em 1978 se reencontram 


Enviado com sucesso!

ok

Publicidade



Jornal Tradição Regional - O elo da notícia até você.

Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS

E-mail: jornaltradicao@jornaltradicao.com.br / Telefone: (53) 3281 1514

© Todos os direitos reservados