Quarta, 20 de fevereiro de 2019, 08:33h


Publicidade

Tordilho
Sicredi

Este conteúdo precisa do Adobe Flash Player instalado.

Get Adobe Flash player


Newsletter

Jornal Tradição

Ano XIII - Número 647 fevereiro - 2019

Fechar X

Ano XIII - Número 647

fevereiro - 2019


Galerias

Publicidade

Especiais

Jornal Tradição

Caderno Especial Expofesta da Melancia de Pedro Osório 2019/02

Assine


Home Variedades

Variedades

07-02-2019

Sexta-feira é dia de adoção de cavalos na Hospedaria municipal de Pelotas


Foto: Igor Sobral/Assessoria de Imprensa Hospedaria promove primeira cerimônia de adoção de cavalos do ano

Nesta sexta-feira (08), a partir das 10h, a Hospedaria de Grandes Animais da Prefeitura realiza a primeira edição de 2019 do 'Projeto Adoção de Cavalos'. Dezesseis animais serão colocados à disposição de produtores rurais da cidade, todos recolhidos das vias públicas pelo setor de Apreensão de Animais da Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (SSUI).  


Alguns deles, como o colorado Domingueiro, chegaram à Hospedaria em estado precário e, depois de meses de tratamento, estão em boas condições. “Achamos que ele não se salvaria devido aos ferimentos que tinha. Hoje, está bem e mesmo com as sequelas, tem a chance de viver melhor”, conta Cléber Barros, chefe do setor de Apreensões da SSUI.



Domingueiro chegou à Hospedaria em setembro, com uma grave lesão na pata dianteira direita, e só agora está em condições de ganhar uma nova família. Apesar de coxear quando anda, ele até arrisca trotar pelos campos da Hospedaria, numa tentativa de acompanhar os outros 30 animais abrigados no local.  


Todos os equinos colocados para adoção estão saudáveis e foram examinados para anemia infecciosa e mormo, conforme exigência da Secretaria Estadual de Agricultura, que segue legislação federal para emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA).  


Os cavalos também receberam atendimento veterinário e chips de identificação, através de convênio com o Hospital Veterinário da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Ao todo, 40 pessoas já se cadastraram para a adoção de sexta-feira. 


Para adotar é preciso ter a guia de produtor rural e assinar o Termo de Adoção, no qual se compromete a não usar o animal para trabalho de tração. Os interessados devem se cadastrar por meio do telefone (53) 3271-9244. A Hospedaria de Grandes Animais fica no km 75,1 da BR-392, na saída para Canguçu.


Denúncias


Se a SSUI for acionada – a maioria das operações são motivadas por denúncias -, o animal será recolhido, mesmo sem sinais de maus-tratos. Nesse cenário, o proprietário tem até 30 dias para reaver o equino, mediante pagamento de multa no valor de R$ 108,84. 


Após esse período, a Prefeitura os encaminha para doação. Se ficar comprovado que o animal foi maltratado, o dono perde o direito de recuperar o bicho, podendo ser penalizado por crime de maus-tratos.


A equipe da SSUI esclarece que recolhe apenas os cavalos soltos em via pública. Os que estão amarrados - se não colocarem em risco a circulação - são deixados. Há ainda os casos específicos de maus-tratos, que chegam através de denúncia encaminhada pela Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA).  


O recolhimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, e os animais são encaminhados à Hospedaria. Denúncias podem ser feitas pelos telefones (53) 3271-9244, na própria Hospedaria, ou (53) 3227-5442, pela SQA.


Redator: Assessoria de Imprensa



Outras notícias desta editoria

Comentários (0)





Fechar  X

Sexta-feira é dia de adoção de cavalos na Hospedaria municipal de Pelotas





O Jornal Tradição Regional não se responsabiliza pelo conteúdo do comentário e se reserva ao direito de eliminar, sem aviso prévio ao usuário, aqueles em desacordo com as normas do site ou com as leis brasileiras.


Serão vetadas as mensagens que:


  • Não tratarem do tema abordado na notícia;
  • Sejam repetidas as enviadas pelo mesmo leitor, ainda que com outras palavras;
  • Tenham intenção publicitária, de propaganda partidária, eleitoral ou comercial;
  • Tenham conteúdo ou termos obscenos ou ofensivos;
  • Incentivem racismo, discriminação, violência, medo ou outros crimes;
  • Promovam participação de correntes, spams ou lixo eletrônico.


As opiniões expostas não representam o posicionamento do Jornal Tradição Regional, que não se responsabiliza por eventuais danos causados pelos comentários. A responsabilidade civil e penal pelos comentários é dos respectivos autores. O usuário tem ciência e concorda expressamente com a prerrogativa de restringir quaisquer conteúdos que violem ou que possam ser interpretados como violadores às disposições do presente instrumento.

Enviado com sucesso!

Em breve, o Jornal Tradição
Regional entrará em
contato com vocé.

ok

Fechar  X

Sexta-feira é dia de adoção de cavalos na Hospedaria municipal de Pelotas


Enviado com sucesso!

ok

Publicidade



Jornal Tradição Regional - O elo da notícia até você.

Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS

E-mail: jornaltradicao@jornaltradicao.com.br / Telefone: (53) 3281 1514

© Todos os direitos reservados