Terça, 19 de março de 2019, 18:13h


Publicidade

Tordilho
Sicredi

Este conteúdo precisa do Adobe Flash Player instalado.

Get Adobe Flash player


Newsletter

Jornal Tradição

Ano XIII - Número 651 março - 2019

Fechar X

Ano XIII - Número 651

março - 2019


Galerias

Publicidade

Especiais

Jornal Tradição

Caderno Especial JTR Verão IV 2019/02

Assine


Home Variedades

Variedades

04-03-2019

Prefeita de Pelotas assina decreto sobre atendimento preferencial a autistas


Foto: Gustavo Vara Prefeita Paula Mascarenhas sanciona lei do deputado estadual e ex-vereador, Luiz Henrique Viana, que regulamenta o atendimento preferencial a pessoas com autismo e acompanhantes

Na última sexta-feira (1º), mais um passo importante foi dado para disseminar a cultura inclusiva em relação ao Transtorno do Espectro Autista (TEA) em âmbito municipal e estadual. No Centro de Atendimento ao Autista Dr. Danilo Rolim de Moura, a prefeita Paula Mascarenhas assinou o decreto 6.156, que regulamenta a lei municipal, proposta pelo então vereador – e hoje deputado estadual – Luiz Henrique Viana (PSDB), que dá atendimento preferencial aos autistas, bem como a seus acompanhantes. 


O documento institui que estas pessoas tenham prioridade em repartições públicas, e estabelecimentos comerciais e privados, abrangendo supermercados, farmácias, bancos, restaurantes e lojas. O ato também marcou o lançamento da Frente Parlamentar de Conscientização sobre o TEA, criada por Viana na Assembleia Legislativa. Uma das finalidades é incentivar a criação de políticas públicas relacionadas à causa.



O momento foi marcado pela emoção e alegria da equipe do Centro, das mães e familiares das crianças e jovens com autismo e de todas as pessoas que acompanham a trajetória de luta e conquistas do movimento em Pelotas. Entre elas, a prefeita Paula Mascarenhas que, enquanto vice inaugurou o Centro em 2014, ao lado do então prefeito Eduardo Leite, hoje governador do Estado. Em 2018, Paula garantiu a mudança da unidade para um local mais qualificado e adequado - permitindo um salto no número de vagas.


“Este é mais um passo em um caminho longo que seguiremos trilhando juntos. Agradeço à equipe de funcionários que, com enorme capacidade de amor e doação, fez este local se tornar referência no Rio Grande do Sul e no Brasil. A Frente Parlamentar será fundamental para difundir a causa no estado”, ressaltou a prefeita.


Atualmente, cerca de 400 crianças e jovens – de Pelotas e de diversas cidades da região – frequentam o espaço e contam com o atendimento de 50 profissionais, como professores, terapeutas ocupacionais, psicólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, educadores físicos, entre outros. Lá, além de receber carinho, atenção e cuidado, os alunos também participam de atividades como arteterapia, pet terapia, ludoterapia e tecnologia assistiva.


A diretora do Centro, Débora Jacks, afirmou que o momento representa uma conquista de todos, principalmente, das famílias que batalham diariamente por seus filhos. “Isso é um marco para nós, que sabemos das dificuldades do dia a dia em todos os espaços, onde muitas vezes as crianças são julgadas como mal educadas, enquanto estão tendo uma crise”, apontou Débora. A diretora salientou que o espaço representa o interesse e o investimento que o Município faz pela causa.


Autor da lei e criador da Frente Parlamentar, Viana declarou que as iniciativas buscam aumentar o respeito e o acolhimento de autistas, bem como reconhecer seu valor e importância. “A ideia é expandir a conscientização sobre o TEA para todo o estado, além de despertar em outros municípios o interesse pela implementação de políticas públicas que melhorem a qualidade de vida dos autistas”, considerou o deputado.


Uma cópia do decreto foi entregue à presidente da Associação de Amigos, Mães e Pais dos Autistas e Relacionados com Enfoque Holístico (Amparho), Eliane Bitencourt. Acompanharam o ato desta sexta-feira o vice-prefeito Idemar Barz, secretários municipais, vereadores, o deputado estadual Fernando Marroni (PT), e o prefeito de Canguçu, Vinicius Pegoraro.


Redator: Assessoria de Imprensa



Outras notícias desta editoria

Comentários (0)





Fechar  X

Prefeita de Pelotas assina decreto sobre atendimento preferencial a autistas





O Jornal Tradição Regional não se responsabiliza pelo conteúdo do comentário e se reserva ao direito de eliminar, sem aviso prévio ao usuário, aqueles em desacordo com as normas do site ou com as leis brasileiras.


Serão vetadas as mensagens que:


  • Não tratarem do tema abordado na notícia;
  • Sejam repetidas as enviadas pelo mesmo leitor, ainda que com outras palavras;
  • Tenham intenção publicitária, de propaganda partidária, eleitoral ou comercial;
  • Tenham conteúdo ou termos obscenos ou ofensivos;
  • Incentivem racismo, discriminação, violência, medo ou outros crimes;
  • Promovam participação de correntes, spams ou lixo eletrônico.


As opiniões expostas não representam o posicionamento do Jornal Tradição Regional, que não se responsabiliza por eventuais danos causados pelos comentários. A responsabilidade civil e penal pelos comentários é dos respectivos autores. O usuário tem ciência e concorda expressamente com a prerrogativa de restringir quaisquer conteúdos que violem ou que possam ser interpretados como violadores às disposições do presente instrumento.

Enviado com sucesso!

Em breve, o Jornal Tradição
Regional entrará em
contato com vocé.

ok

Fechar  X

Prefeita de Pelotas assina decreto sobre atendimento preferencial a autistas


Enviado com sucesso!

ok

Publicidade



Jornal Tradição Regional - O elo da notícia até você.

Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS

E-mail: jornaltradicao@jornaltradicao.com.br / Telefone: (53) 3281 1514

© Todos os direitos reservados